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Como a inovação pode contribuir para reverter perda de passageiros do transporte coletivo

Tema vai ser discutido no Papo Coletivo, em canal do YouTube. Atividade faz parte do COLETIVO, programa de inovação do setor. Será hoje, às 17h.

Soluções inteligentes para tentar reverter a evasão de passageiros do transporte público é o principal assunto do Papo Coletivo, que vai reunir logo mais especialistas e interessados no tema numa conversa com Felipe Thomaz, cofundador da Bus'Station, uma startup que transmite mensagens sonoras georreferenciadas no interior dos ônibus de transporte coletivo, como informações operacionais, publicidade e notícias.

A atividade faz parte da programação de atividades do COLETIVO, o programa de inovação em mobilidade urbana e transporte público criado pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU). De acordo com a coordenadora de inovação do Programa, Maria Luíza Machado, o tema é desafiador e hoje representa um dos maiores gargalos do setor, que durante a pandemia já perdeu 32 milhões de passageiros ao dia entre março e abril deste ano, segundo levantamento realizado pela NTU sobre os impactos do coronavírus no setor.

Maria Luíza esclarece que a live, que será transmitida pelo YouTube, quer discutir como as startups podem ajudar a reverter a evasão de usuários com o apoio da inovação de mídias embarcadas. "Nossa intenção é provocar esse debate e instigar os participantes a trazer contribuições nesse sentido, trazer cases e trocar informações entre si", esclarece.

Com o Papo Coletivo o Programa pretende disseminar ideias e conteúdo de qualidade sobre empreendedorismo, inovação, transporte público coletivo, tecnologia e outros temas para engajar públicos de interesse. "Esse é o nosso objetivo com essas jornadas de diálogo do COLETIVO", reforça a coordenadora, lembrando que a programação de diálogos conta com vários temas de interesse para especialistas e estudiosos desses conteúdos.

Ao todo, 15 temas prometem alimentar os diálogos entre os participantes do Papo Coletivo de forma simples e eficiente. As conversas on-line, com duração de 20 a 30 minutos, serão realizadas por meio dos canais do COLETIVO no Youtube, live no Instagram e no Facebook do hub de inovação. "As conversas serão abertas ao público em geral e vamos priorizar os parceiros do COLETIVO como os primeiros palestrantes", explica Maria Luíza.

Quem desejar se inscrever como palestrante do Papo Coletivo deverá escolher um dos temas indicados; anexar um breve currículo; descrever brevemente o conteúdo que será abordado; e enviar foto do palestrante em alta definição, que será usada na divulgação. As informações podem ser enviadas para o e-mail ,

Temas:

1) Entendendo o mercado de TPC: como funciona o transporte público coletivo, suas características gerais e principais desafios e dores a serem enfrentados por gestores e operadores do setor;

2) Marketing estratégico: desenvolvimento de estratégias de marketing como preço ideal, praça, promoções, CRM, marketing online, mídias sociais. E, também, análise de mercado, desde pesquisas com público-alvo a dimensionamento de mercado;

3) Modelagem de negócios: estruturação de um bom modelo de negócios e como determinar sua proposta de valor para o cliente. Deverão ser abordadas ferramentas de análise como Matriz SWOT, Canvas e Análise de Porter;

4) Gestão por processos: estruturação de macroprocessos da principal atividade/processo realizado. Serão abordados assuntos como BPM, BPMN, BPMS;

5) Gestão de projetos: ideias básicas de metodologias de gestão e gerenciamento de projetos, como: Agile, OKR, Scrum, Kanban, Adptive Project Framework;

6) Modelagem financeira: modelagem financeira da empresa para prepará-la para a interação com investidores. Serão abordados temas como estimativa de receita, custos, investimentos, projeção de fluxo de caixa, valuation;

7) Tecnologia: requisitos mínimos para o desenvolvimento de softwares e hardwares para a solução de problemas;

8) Design Thinking: conceito de design thinking e suas aplicações. Entendimento de design sprint e sua aplicação na hora de prototipação;

9) UX Design: conceito de UX design para a realidade de cada projeto. Entendimento de ferramentas como: blueprint de serviços, KPIs, NPS, CTR, LTV, CAC, wireframes, MVP, entre outros;

10) MAAS: conceito de mobilidade como serviço (MAAS) e como atrelar isso a soluções inovadoras para a mobilidade urbana nas cidades;

11) Técnicas e apresentação de pitch: técnicas de negociação e vendas, assim como estratégias para melhora do pitch de vendas;

12) Negócios sociais: impacto social causado pelos projetos de inovação em mobilidade urbana;

13) Direito de propriedade intelectual: direito aplicado a realidade das startups. Conceitos jurídicos básicos como patente, propriedade intelectual, além de questões burocráticas e jurídicas para abrir um negócio;

14) Acesso a capital: como acontece a captação de recursos financeiros para startups e como ter acesso a fundos de investimentos e demais linhas de crédito e financiamento;

15) Cidade inteligentes: como funcionam e como é o impacto de soluções inovadores para a mobilidade urbana no desenvolvimento desse tipo de ecossistema inteligente.


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