SEGS Portal Nacional

Veículos

Volvo Cars acelera desenvolvimento de tecnologia autônoma

  • Quinta, 09 Abril 2020 18:59
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Thiago Padovanni
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos
  • Imprimir

Zenuity, joint-venture entre Volvo Cars e Veoneer, irá ampliar sua capacidade de desenvolvimento de sistemas de assistência ao motorista e condução autônoma

A Zenuity, empresa de desenvolvimento de softwares de condução assistida e autônoma da Volvo Cars, dá início a uma nova era da indústria automotiva e meios de locomoção. A partir de agora, a empresa se divide em duas para focar os esforços no desenvolvimento de novas formas de condução. Com isso, a Volvo irá acelerar o desenvolvimento e comercialização dos softwares de condução autônoma.

"A Volvo Cars está comprometida em introduzir uma unidade autônoma segura e sem supervisão nas rodovias em sua próxima geração de carros", disse Håkan Samuelsson, CEO da Volvo Cars. "Permitir que a nova empresa se concentre totalmente nesse desenvolvimento nos ajudará a cumprir essas ambições."

A Zenuity é atualmente uma joint venture entre a Volvo Cars e Veoneer, que desenvolveu uma plataforma de software para assistências avançadas ao motorista e sistemas de condução autônoma que agora passarão a acelerar a criação de novas tecnologias para o mercado automotivo.

Com a divisão, a parte da Zenuity que pertence à Volvo Cars se concentrará no desenvolvimento e comercialização de software de condução autônoma sem supervisão, que será introduzido na próxima geração de carros com a plataforma modular de veículos SPA2 (segunda geração da Scalable Product Architecture) da Volvo. A nova empresa permanecerá separada da Volvo Cars e executará seus próprios canais de distribuição.

Já a outra parte, que será integrada à Veoneer, líder mundial em desenvolvimento de tecnologias automotivas, focará no desenvolvimento e comercialização de sistemas avançados de assistência ao motorista.

Como parte do acordo, as operações da Zenuity e as pessoas sediadas em Gotemburgo, (Suécia) e Xangai (China), serão transferidas para a nova empresa de propriedade da Volvo Cars. Já as operações e os profissionais sediados na Alemanha e nos Estados Unidos, serão transferidas para Veoneer.

"A nova empresa desenvolverá um software de condução autônoma segura e avançada", afirma Dennis Nobelius, CEO da Zenuity. "Acreditamos que no futuro haverá apenas um número limitado de plataformas de software globais para condução autônoma. Pretendemos desenvolver uma dessas plataformas inovadoras."

A estimativa é que a nova empresa inicie suas operações a partir do terceiro trimestre de 2020.

Sobre a Volvo Cars

A fabricante sueca de carros premium foi fundada em 1927 pelo engenheiro Gustav Larson e pelo economista Assar Gabrielsson, na cidade de Gotemburgo e, desde a sua fundação, tem as pessoas em primeiro lugar e no centro da marca. Com produção global na Europa, Ásia e América do Norte, a Volvo tem como objetivo oferecer aos clientes a melhor experiência em mobilidade segura, sustentável e pessoal. Em 2019, a Volvo Car Brasil apresentou crescimento de 15,8% com quase 8.000 veículos emplacados em território nacional e tornou-se líder no segmento de veículos eletrificados com 1.100 unidades de carros híbridos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+VEICULOS ::

Fev 06, 2026 Veículos

Caravana épica com 400 carros saiu do Parque Dream Car…

Fev 06, 2026 Veículos

OMODA & JAECOO lança condição inédita com taxa zero por…

Fev 06, 2026 Veículos

Rampage mostra força e se destaca nos emplacamentos de…

Fev 05, 2026 Veículos

Novo Haval H6 é destaque em live especial da GWM Brasil

Fev 05, 2026 Veículos

Strada obtém ISO 27001 e fortalece confiança na…

Fev 05, 2026 Veículos

Ford Ranger lidera vendas de picapes médias no Paraná…

Fev 04, 2026 Veículos

Jeep cresce em participação de mercado em janeiro com…

Fev 04, 2026 Veículos

Quer vender o carro? Veja os melhores meses para fechar…

Fev 04, 2026 Veículos

Ram Dakota chega ao mercado com amplo pacote de…

Fev 03, 2026 Veículos

Corteco lista cuidados para evitar acidentes em pistas…

Fev 03, 2026 Veículos

Durabilidade não é custo, é estratégia sustentável na…

Fev 03, 2026 Veículos

GWM cresce 70% em janeiro e mantém liderança do Haval H6

Fev 02, 2026 Veículos

Mercedes-Benz eO500U lidera o mercado de ônibus…

Fev 02, 2026 Veículos

Peugeot estreia conectividade nos híbridos 208 e 2008…

Fev 02, 2026 Veículos

Fórmula E: Brasileiro Felipe Drugovich larga na segunda…

Jan 30, 2026 Veículos

YAMAHA LANDER CONNECTED chega à linha 2026

Mais VEICULOS>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version