SEGS Portal Nacional

Veículos

Reclamações de problemas em veículos provocam recalls

  • Quarta, 18 Março 2020 12:34
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Deborah Fecini
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos
  • Imprimir

Ao exercer seu direito de consumidor e fazer queixas sobre mau funcionamento, proprietário incentiva ações de reparos

Por Vinicius Melo*

As queixas de consumidores são, na maior parte das vezes, a base dos processos de recall efetuados pelas montadoras. Essas queixas podem ser resultado de acidentes e incidentes envolvendo o veículo, ou até um simples mau funcionamento. Eventualmente, a própria montadora pode descobrir o problema e fazer o alerta. No recente caso do Onix Plus, pode-se dizer que foi uma situação híbrida: além do incidente envolvendo uma unidade que se incendiou em plena estrada, uma outra pegou fogo no pátio da própria montadora. Constatado o problema, a empresa tomou rapidamente a iniciativa de proceder ao recall, que teve início em 18 de novembro último.

O fluxo funciona da seguinte forma: a partir das questões relatadas, as montadoras fazem testes e exames para identificar a origem dos incidentes. Descoberta a causa, os órgãos governamentais são informados do problema, autorizam a realização do recall e, posteriormente, auditam as campanhas. A montadora promove, então, o chamamento para que os proprietários levem seus veículos para serem consertados no local por ela indicado.

A prevenção de acidentes que possam ter origem em alguma falha no veículo é o principal motivo dos recalls. O Código de Defesa do Consumidor (CDC) determina que uma empresa não pode colocar no mercado produto ou serviço que apresente alto grau de risco à saúde ou segurança das pessoas. E, quando o fornecedor tiver conhecimento de algum defeito após a venda do produto, é seu dever comunicar a existência da falha.

Vale lembrar que as montadoras são proibidas de cobrar para corrigir o problema. Elas também não podem impor nenhum tipo de punição (cobrança de taxa, por exemplo) a quem não levar o carro para o conserto ou demorar a fazê-lo. Assim, a maior dificuldade enfrentada pelos recalls ainda é a adesão, considerada baixa, o que eleva o risco de acidentes provocados por veículos em circulação com defeitos de fábrica.

Os números comprovam . No período de 2009 até o final de 2018 houve 701 recalls dos quais 517 campanhas para o setor de automóveis, com 9.504.580 consumidores envolvidos e taxa de atendimento de 48,2%. De acordo com o Relatório de 2019, já foram contabilizadas 100 campanhas envolvendo 25 montadoras, mas ainda não há dados disponíveis sobre o grau de participação dos consumidores.

Numa tentativa de elevar a adesão, os ministérios da Justiça e Segurança Pública e da Infraestrutura editaram novas regras para o recall, em vigor desde outubro. Agora, o proprietário do veículo que não atender ao chamamento em até um ano terá registrado no licenciamento que o recall não foi feito, o que poderá até reduzir o valor do carro em uma eventual revenda.

*Vinicius Melo é CEO do Papa Recall - Aplicativo que avisa o motorista se o automóvel cadastrado teve algum chamado da fabricante para conserto ou troca de peças.

PAPA RECALL

Sobre Papa Recall: Lançado em 2019, o Papa Recall é um aplicativo que informa e alerta os motoristas a respeito de uma importante questão no setor automotivo: o recall. Ele funciona de forma simples: o usuário faz o download em seu smartphone, cadastra seu carro e automaticamente será informado se há recall pendente ou se a montadora fizer o chamamento do modelo e versão de seu automóvel. Dessa forma, a pessoa reduz o risco de acidentes e evita que uma frota significativa de veículos com defeitos de fábrica circule diariamente por ruas e rodovias do país.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+VEICULOS ::

Dez 05, 2025 Veículos

Haval H6 2026 chega a MG em apresentação exclusiva na…

Dez 05, 2025 Veículos

Mercedes-Benz implementa nova campanha Because It’s…

Dez 05, 2025 Veículos

Jeep mantém ritmo forte de vendas em novembro e passa…

Dez 04, 2025 Veículos

OMODA & JAECOO anuncia novo lote de veículos em…

Dez 04, 2025 Veículos

Audi do Brasil inaugura Audi e-tron experience com…

Dez 04, 2025 Veículos

JAC Caminhões anuncia chegada ao mercado brasileiro

Dez 03, 2025 Veículos

Revisão do sistema de freio do veículo garante…

Dez 03, 2025 Veículos

Férias e estrada? Veja como os gases industriais…

Dez 03, 2025 Veículos

Tecnologia de Realidade Aumentada TeamViewer acelera…

Dez 02, 2025 Veículos

Luciana Felix dá 5 dicas de manutenção preventiva para…

Dez 02, 2025 Veículos

5ª edição do Autoconcept 2025 traz ao Brasil os maiores…

Dez 01, 2025 Veículos

Dia perfeito para Piastri enquanto a disputa pelo…

Dez 01, 2025 Veículos

Procura por veículos utilitários de trabalho 0KM sobe…

Dez 01, 2025 Veículos

Vai lavar o carro? Dicas para escolher o melhor local

Nov 28, 2025 Veículos

Kia PV5 conquista o prêmio de "Van Internacional do Ano…

Nov 28, 2025 Veículos

OMODA & JAECOO celebra sua primeira participação no…

Mais VEICULOS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version