SEGS Portal Nacional

Veículos

Brasil Pode Expandir a Malha Metroviária Com Capital Privado, Afirma Especialista

  • Segunda, 09 Março 2020 11:43
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Helvio Falleiros
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos
  • Imprimir

A malha metroviária nas principais cidades brasileiras é muito pequena se comparada a países com estágio semelhante de desenvolvimento econômico. Os projetos de expansão esbarram sempre nos limites orçamentários da União, de estados e municípios. Na opinião de especialistas, essa barreira pode ser superada se os gestores públicos apresentarem projetos bem organizados e críveis aos agentes financeiros privados.

“Há recursos disponíveis no mundo para projetos assim”, lembra o engenheiro Tarcísio Barreto Celestino, professor da Escola de Engenharia de São Carlos e ex-presidente da ITA, principal entidade da indústria de túneis em todo o mundo.

Ele presidiu por três anos (até 2019) a Associação Internacional de Túneis e do Espaço Subterrâneo (ITA) e, nessa condição, visitou dezenas de países e conheceu diversos projetos envolvendo a construção de túneis. “O importante é formular bons projetos de ponto de vista técnico e financeiro e apresentá-los ao mercado investidor”, ressalta. “Em São Paulo isto já foi feito, por exemplo, nas Linhas 4 e 5 do Metrô”.

Esse é um dos temas tratados pelo engenheiro no 4º episódio do “Falando em Túneis”, o podcast do Comitê Brasileiro de Túneis (CBT), que chega agora aos principais agregadores e plataformas do mercado.

Beneficiada pela revolução digital, a indústria de túneis está em expansão no mundo, especialmente nos países asiáticos. Os profissionais mais jovens são aqueles que levarão adiante essas transformações, que estão alterando o modo como são elaborados os projetos e construídas as obras subterrâneas, acredita Celestino.

As novas tecnologias, a participação dos jovens e as implicações positivas das obras subterrâneas para o meio ambiente foram assuntos que ganharam destaque neste último episódio do podcast.

Celestino ressalta a importância da digitalização nos avanços alcançados pela indústria de túneis. “Chamamos esse processo de Tunnelling 4.0”, conta o engenheiro. “Estamos vivenciando um grande progresso, principalmente nas máquinas tuneladoras, mas não só. As novas tecnologias produzem mudanças também nos equipamentos de escavação de túneis convencionais e nos robôs para aplicação de concreto projetado”, explica o professor.

Nessa empreitada de modernização tecnológica nas obras subterrâneas estão os jovens, que ainda têm muito a contribuir. A introdução de módulos e cursos em universidades brasileiras com foco em túneis é um dos avanços do segmento comemorado por Tarcísio Celestino, que não ouvira falar dessas obras em sua graduação.

A preocupação com o meio ambiente também entrou em pauta na conversa com o ex-presidente da ITA. Dando o exemplo da rodovia Rio-Santos, no trecho entre Maresias e Boiçucanga, no litoral paulista, ele lembra que a opção à época foi por uma estrada que contornasse o morro, o que tornou o trecho muito mais propício a acidentes graves, além de provocar mais consumo de combustível por quem passa pelo local. Celestino questiona o quanto de emissão de CO₂ poderia ter sido evitada se fosse construído um túnel nesse trecho.

Natural de Juazeiro do Norte (CE), Tarcísio Barreto Celestino veio para São Paulo aos 15 anos para estudar. A imprevisibilidade do comportamento do solo nas obras de engenharia o atraiu para o estudo da engenharia geotécnica e mais tarde despertou também o seu interesse pelos túneis. Ele é professor da Escola de Engenharia de São Carlos (da Universidade de São Paulo) e gerente da Themag Engenharia. Foi presidente do Comitê Brasileiro de Túneis e também da ITA, principal entidade internacional do setor.

Tarcísio Celestino compartilha com o ouvinte do podcast esse conjunto de conhecimentos e experiências a respeito de um tema vital para o Brasil e o mundo. Acompanhe mais histórias e novidades da comunidade tuneleira no “Falando em Túneis”, o podcast do Comitê Brasileiro de Túneis. Uma parceria entre o CBT e a Strada Comunicação. Ouça o 4º episódio aqui.

Comitê Brasileiro de Túneis

O Comitê Brasileiro de Túneis é uma entidade de caráter técnico-científico ligada à Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica. Fundado em 1990, o CBT reúne profissionais, acadêmicos e empresas da área para discutir questões de túneis e propor soluções subterrâneas, visando sempre o bem estar e a segurança da sociedade.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+VEICULOS ::

Fev 27, 2026 Veículos

Ingressos à venda para a abertura do MOTO1000GP em…

Fev 27, 2026 Veículos

Mercedes-Benz e Airbus lançam novo helicóptero ACH145…

Fev 27, 2026 Veículos

Os patinhos que conectam toda uma comunidade

Fev 26, 2026 Veículos

Super Visão projeta inaugurar oito novas unidades no…

Fev 26, 2026 Veículos

Com aumento de roubo de carga com reféns, soluções…

Fev 26, 2026 Veículos

Pesquisa da Turbi mostra que 1 em cada 3 paulistas que…

Fev 25, 2026 Veículos

Cummins viabiliza uso de HVO em Data Center hyperscale…

Fev 25, 2026 Veículos

Hyundai Mobis apresenta central multimídia para o novo…

Fev 25, 2026 Veículos

Yamaha Factor chega à linha 2026

Fev 24, 2026 Veículos

3º Encontro dos Avulsos Brasil deve reunir mais de 150…

Fev 24, 2026 Veículos

Nova Strada alcança 850 mil unidades produzidas

Fev 24, 2026 Veículos

Ford Bronco Sport: sete atributos que só um verdadeiro…

Fev 23, 2026 Veículos

Ford desenvolve nova geração de veículos elétricos mais…

Fev 23, 2026 Veículos

Desconhecimento da lei leva a motoristas perderam o…

Fev 23, 2026 Veículos

Alagamentos urbanos elevam risco de danos internos e…

Fev 20, 2026 Veículos

Todos os compostos na pista no Bahrein, Antonelli é o…

Mais VEICULOS>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version