SEGS Portal Nacional

Veículos

Metzeler Sportec™ M9 Rr, O Novo Pneu Superesportivo Para Encarar os Desafios Mais Difíceis

  • Sexta, 28 Fevereiro 2020 18:59
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Renata Justi
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos
  • Imprimir

A mais recente adição à marca METZELER deriva da experiência adquirida nas pistas de corrida e foi projetado para oferecer altos níveis de aderência, dirigibilidade e segurança mesmo em situações inesperadas de asfalto molhado e ondulado

A METZELER sempre foi uma marca líder em inovação tecnológica, pesquisa de desempenho e que atende aos padrões de qualidade mais desafiadores. Desde sua criação, a marca tem desenvolvido consistentemente produtos para atender às expectativas crescentes dos pilotos mais exigentes.

O SPORTEC™ M9 RR é o mais recente pneu superesportivo da fabricante e está, sem dúvida, entre os produtos mais esperados por todos os motociclistas que, nos últimos anos, apreciaram as características de seu renomado antecessor, o SPORTEC™ M7 RR. O pneu é projetado para proprietários de motos superesportivas e naked com estilo de pilotagem esportiva, que usam suas motos todos os dias e em todas as condições climáticas, da selva urbana às rápidas excursões de fim de semana.

O nome SPORTEC™ M9 RR consolida a tradição tecnológica da METZELER. SPORTEC™ identifica os pneus rodoviários superesportivos do portfólio fabricante enquanto o sufixo RR, sigla para Road Racing, refere-se às competições icônicas como a Isle of Man Tourist Trophy, vencida em sua edição de 2019 pelo METZELER RACETEC™ RR Slick. A METZELER, historicamente, tem usado as corridas como um campo de testes para validar o pico de desempenho e versatilidade de seus produtos graças à ampla gama de condições operacionais que podem ser enfrentadas durante esses eventos.

Quando se trata de corridas em estradas, o desempenho máximo dos pneus é necessário em uma gama extremamente ampla de condições de asfalto e temperatura. Por este motivo, o SPORTEC™ M9 RR foi projetado para entregar desempenho também em condições desafiadoras na estrada. Uma ampla gama de tipos de asfalto e temperaturas, no seco ou molhado. Assim vem a reivindicação escolhida para acompanhar a introdução do pneu SPORTEC™ M9 RR: RIDE THE UNEXPECTED.

CARACTERÍSTICAS E BENEFÍCIOS DO SPORTEC™ M9 RR

Os principais benefícios são:

- alto nível de aderência graças ao uso da tecnologia bi composto usando sílica tanto no pneu dianteiro quanto no traseiro. Os compostos funcionam juntos com a banda de rodagem para garantir a melhor tração e dirigibilidade nas retas. Os ombros lisos fornecem altos níveis de aderência e impulso lateral no ângulo máximo de inclinação em um amplo espectro de asfaltos.
- excelente dirigibilidade alcançado graças a estrutura inovadora que melhora a resposta do pneu, dependendo do uso, com conforto e prazer de pilotagem em baixa velocidade, reatividade e precisão em velocidades mais altas.
- alto nível de aderência no molhado possibilitada pelas características dos compostos com sílica e seu esquema de construção, que também garantem rápido aquecimento mesmo em estradas úmidas e frias.

O PNEU EM DETALHES

O composto da banda de rodagem

Tanto o pneu dianteiro quanto o traseiro do SPORTEC™ M9 RR são equipados com compostos dos ombros com tecnologia totalmente em sílica derivados dos pneus de chuva de corrida, refinados para estabilizar seu comportamento a altas temperaturas, e compostos novos centrais com a mesma tecnologia.

Os compostos dos pneus traseiros são organizados usando um esquema Cap & Base que consiste em sobrepor as duas bandas laterais em composto macio, o que garante aderência em curvas, com uma camada de composto mais duro, para desempenho constante e equilíbrio térmico. Este último composto também forma a faixa central do pneu por cerca de 50mm, equivalente a 25% de toda a seção, para melhorar a durabilidade. O teor de sílica na faixa central da traseira aumentou 24% em relação ao SPORTEC M7™ RR.

O pneu dianteiro usa os mesmos compostos da traseira para garantir uma resposta homogênea e uma combinação perfeita entre os dois pneus. O composto central representa cerca de 33% da seção de piso.

Compostos de sílica são usados para melhorar o aquecimento, o nível de aderência mecânica em uma ampla gama de tipos de asfalto e a aderência química em condições molhadas, beneficiando o uso em estradas com asfalto irregular e em qualquer condição climática.

Além da experiência da METZELER em tecnologia de materiais, a chave para esse avanço tecnológico também está no CCM, sigla para Mixagem Contínua de Compostos, em inglês, um processo exclusivo de mistura patenteado capaz de maximizar a dispersão e homogeneidade dos componentes na matriz de polímeros. As resinas usadas em combinação com a sílica dão à formulação final um comportamento estável em uma ampla gama de temperaturas, desde as mais baixas das primeiras saídas sazonais até as extremas alcançadas durante uma sessão de verão na pista.

O padrão da banda de rodagem

O design da banda de rodagem reconhece as características do Pi - π - que, além de ser uma diferença da família de produtos SPORTEC™, também têm um propósito funcional.

As ranhuras do Pi grego permitem um certo grau de mobilidade à porção do piso que delimitam, resultando em uma melhora do tempo de aquecimento mesmo em baixas temperaturas. Eles também servem para maximizar o volume de água evacuado ao andar no molhado.

SPORTEC™ M9 RR herda as ranhuras de garras centrais do RACETEC™ RR da tecnologia desenvolvida para corridas de estrada, na qual obteve vitórias recentes nas provas Isle of Man Tourist Trophy e North West 200. Esses detalhes na faixa central contribuem para a estabilidade direcional em reta e participam da evacuação da água em condições climáticas adversas.

O padrão da banda de rodagem é projetado para excelente evacuação de água até um ângulo de 30 graus de inclinação, enquanto, além deste ponto, o ombro atinge relações de vazio/preenchimento perto das de um pneu réplica de corrida. Os ombros do SPORTEC™ M9 RR são mais liso do que os de seu antecessor, a fim de melhorar o suporte e o impulso lateral em ângulo máximo onde a função de evacuação de água não é mais necessária.

A estrutura

Os engenheiros da METZELER projetaram para o SPORTEC™ M9 RR uma estrutura de rayon 6% mais rígida que a de seu antecessor, caracterizada por uma menor densidade e o uso de maior quantidade de composto de borracha. As capacidades de amortecimento melhoram a sensação de pilotagem, enquanto ao andar em um ritmo mais alto os benefícios dessa estrutura são altos valores de impulso e maior capacidade de resposta e precisão de condução.

A gama de pneus

A gama de pneus SPORTEC™ M9 RR inclui as seguintes medidas:


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+VEICULOS ::

Dez 05, 2025 Veículos

Haval H6 2026 chega a MG em apresentação exclusiva na…

Dez 05, 2025 Veículos

Mercedes-Benz implementa nova campanha Because It’s…

Dez 05, 2025 Veículos

Jeep mantém ritmo forte de vendas em novembro e passa…

Dez 04, 2025 Veículos

OMODA & JAECOO anuncia novo lote de veículos em…

Dez 04, 2025 Veículos

Audi do Brasil inaugura Audi e-tron experience com…

Dez 04, 2025 Veículos

JAC Caminhões anuncia chegada ao mercado brasileiro

Dez 03, 2025 Veículos

Revisão do sistema de freio do veículo garante…

Dez 03, 2025 Veículos

Férias e estrada? Veja como os gases industriais…

Dez 03, 2025 Veículos

Tecnologia de Realidade Aumentada TeamViewer acelera…

Dez 02, 2025 Veículos

Luciana Felix dá 5 dicas de manutenção preventiva para…

Dez 02, 2025 Veículos

5ª edição do Autoconcept 2025 traz ao Brasil os maiores…

Dez 01, 2025 Veículos

Dia perfeito para Piastri enquanto a disputa pelo…

Dez 01, 2025 Veículos

Procura por veículos utilitários de trabalho 0KM sobe…

Dez 01, 2025 Veículos

Vai lavar o carro? Dicas para escolher o melhor local

Nov 28, 2025 Veículos

Kia PV5 conquista o prêmio de "Van Internacional do Ano…

Nov 28, 2025 Veículos

OMODA & JAECOO celebra sua primeira participação no…

Mais VEICULOS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version