Atender ao chamado de recall das montadoras evita riscos desnecessários
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Priscila Gomes
- SEGS.com.br - Categoria: Veículos
Por Vinicius Melo *
O recall passou a fazer parte da vida do brasileiro, que, ano a ano, vê esse instrumento ser cada vez mais utilizado. Chegaram a 166 em 2018, enquanto em todo o ano anterior atingiram 140. Neste ano, levantamentoe feito pelo aplicativo Papa Recall aponta que no período de 1º de janeiro a 10 de dezembro foram feitas 100 campanhas somente de recalls automotivos, não incluindo motos e caminhões.
No entanto, dados da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça e Segurança Pública mostram que a adesão dos brasileiros ao chamamento deixa a desejar. É aí que mora o problema. O instituto do recall tem por objetivo proteger o consumidor. Vale reproduzir o que diz o primeiro parágrafo do artigo 10 do Código de Defesa do Consumidor: “O fornecedor de produtos e serviços que, posteriormente à sua introdução no mercado de consumo, tiver conhecimento da periculosidade que apresentem, deverá comunicar o fato imediatamente às autoridades competentes e aos consumidores, mediante anúncios publicitários”.
A baixa adesão às campanhas levou o governo a determinar, em julho, que a não adesão a um chamamento até um ano depois da sua divulgação gerará um registro da ausência no licenciamento do veículo. Como também houve recalls nos anos anteriores, já a partir do início do período de licenciamento de 2020 a falta vai constar no documento. O ano está acabando, mas ainda há tempo de atender aos chamados para recall.
Não é demais reforçar que a convocação é feita nos casos em que há ameaça, riscos à saúde e à segurança do consumidor e de terceiros. Por isso, é importante o proprietário de um veículo não usá-lo até que o problema seja solucionado. O conserto ganha mais urgência agora, prestes a se começar a época de férias, quando muitas famílias viajam. Deixar de fazê-lo coloca em risco quem está no seu veículo, nas ruas e em outros automóveis. Agora, portanto, é mais imperativo ainda ouvir o pedido das montadoras e levar seu carro para ser reparado.
* Vinicius Melo é CEO do Papa Recall - Aplicativo que avisa o motorista se o automóvel cadastrado teve algum chamado da fabricante para conserto ou troca de peças.
Sobre Papa Recall
Lançado em 2019, o Papa Recall é um aplicativo que informa e alerta os motoristas a respeito de uma importante questão no setor automotivo: o recall. Ele funciona de forma simples: o usuário faz o download em seu smartphone, cadastra seu carro e automaticamente será informado se há recall pendente ou se a montadora fizer o chamamento do modelo e da versão de seu automóvel. Dessa forma, a pessoa reduz o risco de acidentes e evita que uma frota significativa de veículos com defeitos de fábrica circule diariamente por ruas e rodovias do país.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>