SEGS Portal Nacional

Veículos

Motoristas, preparem-se: 2020 vai ser o ano do recall no Brasil

  • Quinta, 02 Janeiro 2020 13:15
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Priscila Gomes
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos
  • Imprimir

Por Vinicius Melo

Se você nunca deu atenção aos avisos de recall nos meios de comunicação ou sequer pesquisou sobre o tema, certamente vai ter que rever seus hábitos a partir do próximo ano. O conceito deve fazer parte mais ativamente do dia a dia da indústria automotiva, impactando a vida do próprio motorista, que pode ver seu carro se valorizar ou se depreciar mais rapidamente no momento de negociá-lo. Com as recentes medidas do poder público e a própria conscientização da população, o número de pessoas que levam seus veículos para reparos e consertos na montadora certamente aumentará de forma significativa nos próximos meses.

Hoje, no Brasil, o indicador de atendimento aos chamados ainda é irrisório. De acordo com dados do Procon-SP, mais de 2,1 milhões de veículos foram solicitados para recall em 2018, mas apenas 14,93% dos motoristas levaram o carro para avaliação e troca gratuita das peças. Além disso, um levantamento recente do Ministério da Justiça e Segurança Pública mostra que o primeiro semestre deste ano teve 1,1 milhão de automóveis envolvidos em 58 processos de recall.

A explicação para o número expressivo passa pela portaria assinada no dia 1º de julho de 2019 pelos ministérios da Infraestrutura e da Justiça e Segurança Pública e que entra em vigor a partir de outubro. Agora, o proprietário do carro tem o prazo de até um ano para atender o chamamento. Caso contrário, o próximo Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) terá o aviso de recall pendente. Ou seja, vai ser um atestado de que o carro possui algum defeito de fábrica, representando um risco à segurança de todos e também um importante elemento de depreciação.

A documentação só fica “limpa” novamente quando ele atender ao chamamento. Ao realizar o recall pendente, deve receber um certificado com todas as informações do serviço. Além disso, a montadora tem 15 dias no máximo para informar ao Registro Nacional de Veículos Automotores) que o problema foi corrigido. Para fazer a solicitação do novo CRLV, basta procurar o Detran de seu estado. Lembrando que a Portaria deixa explícito que, caso o motorista queira a documentação sem anotação do recall antes do próximo licenciamento, ele terá que arcar com todos os possíveis custos e despesas da emissão - mais um motivo para atender um chamado na hora da notificação.

Para isso, o motorista pode contar com o apoio de soluções tecnológicas que otimizam e facilitam a gestão de seu veículo. Antes, para saber sobre um recall, a única alternativa era acompanhar os anúncios em meios de comunicação e se informar sobre o setor. O avanço da tecnologia, por sua vez, permitiu o desenvolvimento de aplicativos que reúnem em uma mesma interface todas as campanhas realizadas pelas montadoras no país. Basta ao motorista cadastrar as informações básicas de seu carro, como marca, modelo e ano, para checar na base de dados se é preciso levá-lo à concessionária mais próxima.

O recall é uma medida importante na indústria automotiva, permitindo reduzir graves acidentes que acontecem por defeitos de fábrica percebidos posteriormente. Era necessário, portanto, popularizá-lo para que mais pessoas soubessem de sua importância e necessidade. A partir de 2020 certamente aparecerão os primeiros resultados dessa iniciativa. Contudo, é importante ressaltar: a portaria emitida pelo poder público é um primeiro passo importante, sem dúvida, mas é preciso ir além. As pessoas devem adquirir o hábito de se informar e acompanhar o setor, contribuindo para um trânsito mais seguro e melhor em todo o país.

* Vinicius Melor é CEO do Papa Recall - Aplicativo que avisa o motorista se o automóvel cadastrado teve algum chamado da fabricante para conserto ou troca de peças.

Sobre Papa Recall:

Lançado em 2019, o Papa Recall é um aplicativo que informa e alerta os motoristas a respeito de uma importante questão no setor automotivo: o recall. Ele funciona de forma simples: o usuário faz o download em seu smartphone, cadastra seu carro e automaticamente será informado se há recall pendente ou se a montadora fizer o chamamento do modelo e versão de seu automóvel. Dessa forma, a pessoa reduz o risco de acidentes e evita que uma frota significativa de veículos com defeitos de fábrica circule diariamente por ruas e rodovias do país.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+VEICULOS ::

Dez 04, 2025 Veículos

OMODA & JAECOO anuncia novo lote de veículos em…

Dez 04, 2025 Veículos

Audi do Brasil inaugura Audi e-tron experience com…

Dez 04, 2025 Veículos

JAC Caminhões anuncia chegada ao mercado brasileiro

Dez 03, 2025 Veículos

Revisão do sistema de freio do veículo garante…

Dez 03, 2025 Veículos

Férias e estrada? Veja como os gases industriais…

Dez 03, 2025 Veículos

Tecnologia de Realidade Aumentada TeamViewer acelera…

Dez 02, 2025 Veículos

Luciana Felix dá 5 dicas de manutenção preventiva para…

Dez 02, 2025 Veículos

5ª edição do Autoconcept 2025 traz ao Brasil os maiores…

Dez 01, 2025 Veículos

Dia perfeito para Piastri enquanto a disputa pelo…

Dez 01, 2025 Veículos

Procura por veículos utilitários de trabalho 0KM sobe…

Dez 01, 2025 Veículos

Vai lavar o carro? Dicas para escolher o melhor local

Nov 28, 2025 Veículos

Kia PV5 conquista o prêmio de "Van Internacional do Ano…

Nov 28, 2025 Veículos

OMODA & JAECOO celebra sua primeira participação no…

Nov 28, 2025 Veículos

Ford apresenta o novo posicionamento global da marca no…

Nov 27, 2025 Veículos

Vai viajar no fim de ano? Veja como pegar a estrada com…

Nov 27, 2025 Veículos

Fiat mergulha no “mundo invertido” de Stranger Things…

Mais VEICULOS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version