SEGS Portal Nacional

Só Seguros

Alô Babá: fonoaudiologia e cuidadores juntos para o melhor desenvolvimento infantil

  • Quinta, 06 Dezembro 2018 14:38
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Tamires Souza
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Segundo estudos, o modo como o cérebro se desenvolve após o nascimento depende dos estímulos externos que recebe, tendo seu pico de desenvolvimento entre 0 e 3 anos de idade. Jaime Zorzi, fonoaudiólogo e especialista em desenvolvimento infantil, lembra que “em uma sociedade onde pais e mães estão cada dia mais envolvidos na criação dos filhos, mas que também trabalham fora e recebem ajuda de cuidadores, como babás, berçaristas, avós, entre outros, é importante repensarmos a necessidade da capacitação desses indivíduos que atuam diretamente com a criança, garantindo que ela possa ter um melhor desenvolvimento das habilidades física/motora, cognitiva, linguística e outras”.

A leitura, por exemplo, desde os primeiros meses de vida,o diálogo e a exposição aà vocabulários amplos e corretos, além dos estímulos lúdicos através de brincadeiras, brinquedos e outras atividades são fundamentais para esse processo, segundo dados do estudo “Funções Executivas e Desenvolvimento da Primeira Infância”, do Núcleo Ciência pela Infância, de 2016. “É nesse campo que a fonoaudiologia tem ferramentas que, além de colaborar para que cuidadores explorem mais e melhor essas atividades, conseguem identificar atrasos e necessidades de ajuda profissional e evitar a essa criança tenha impactos maiores em um período escolar tardio”, explica Zorzi.

Irene Marchesan, fonoaudióloga e criadora de protocolos e estudos que permitem a detecção e correção de problemas ligados à fala, reforça que cuidadores conscientes podem colaborar de forma intangível a família e especialmente a criança, visto que o problema de fala muitas vezes está ligado não só a questões físicas, mas também de estímulos corretos. “Temos que educar primeiro quem vai cuidar da criança. Mamar, mastigar e falar corretamente são questões interligadas e fundamentais, nem sempre pensadas, mas que causam impactos na alimentação e no desenvolvimento social e intelectual da criança”, afirma.

Questionamentos comuns dos pais como: meu filho ainda não fala, meu filho não come direito, meu filho cospe a comida, me filho não consegue mamar, meu filho troca as letras ao falar e escrever, meu filho não consegue se concentrar em uma atividade, podem ser avaliados e tratados com a ajuda da fonoaudiologia.

“Não se pode mais marginalizar ou subestimar a importância dos que cuidam, muitas vezes em tempo integral das crianças. É necessário valorizar e como forma de valorização, educar essas pessoas para que sejam além de afeto, uma figura de representatividade ainda maior na vida desses pequenos em desenvolvimento é importante”, conclui Jaime.

O cenário das disfunções e possibilidades de vínculos do tratamento com o suporte dos cuidadores é tão frequente, que os fonoaudiólogos Irene e Jaime desenvolveram em sua clinica um curso em formato de EAD para cuidadores, babás e berçaristas, composto por uma grade e equipe multidisciplinar, com fonoaudiólogos, pediatras, psicólogos, pedagogos, nutricionista e odontopediatras.

Mais detalhes do curso podem ser conferidos em: https://cefac.br/

O CEFAC:
Configurado como um dos principais centros de Fonoaudiologia no Brasil, o CEFAC foi constituído por dois importantes nomes de referencias nacional e internacional, a fonoaudióloga Irene Marchesan e o fonoaudiólogo Jaime Zorzi, ambos ex-presidentes da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia e representantes de outras entidades do setor, além de conferencistas dos principais eventos do segmento em nível mundial.

Além deles, o CEFAC ainda disponibiliza um corpo de profissionais nas mais diferentes frentes de atuação, que poderão somar com a imprensa com entrevistas e personagens, em pautas sobre os mais variados temas que envolvem a fonoaudiologia, como distúrbios da voz, linguagem, aprendizagem, disfagia, gagueira, surdez, entre outras.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version