Índice FIPE Buscapé: preços no e-commerce registram deflação em todos os meses de 2017
Retração foi de 2,11% em dezembro, na comparação com o mesmo período do ano passado; queda foi de 0,25% ante novembro
Os preços do comércio eletrônico fecharam em queda todos os meses de 2017, aponta a medição do Índice FIPE Buscapé. São 13 meses consecutivos de deflação anual, ou seja, comparada ao mesmo mês do ano anterior. Em dezembro, a retração foi de 2,11%. Na comparação ante ao mês de novembro, os preços retraíram 0,25%.
Dos dez grupos monitorados pelo índice FIPE Buscapé, apenas quatro apresentaram redução em dezembro, tendo a queda sido impulsionada, principalmente, pelas categorias telefonia e celulares
(-12,99%) e fotografia (-8,54%). Moda e acessórios (-2,15%) e esporte e lazer (1,02%) também apresentaram queda. No campo oposto, registraram aumento de preço os grupos informática (0,48%) e eletrônicos (2,15%), casa e decoração (3,21%), eletrodomésticos (3,24%), cosméticos e perfumaria (3,59%) e brinquedos e games (5,86%).
“Já são 13 meses de quedas consecutivas de preços. O cenário mais estável impactou positivamente no e-commerce. Quem ganha com isso é o consumidor, que pode encontrar no comércio eletrônico uma alternativa de compra segura, cômoda e, principalmente, mais econômica”, disse Sandoval Martins, CEO do Buscapé.
Por conta de sua composição e características, a cesta de produtos do e-commerce tende a ser deflacionária em condições ideais de mercado. A comparação é feita sempre dos mesmos produtos, que propendem à desvalorização com a disseminação da tecnologia, lançamento de um produto superior na mesma categoria ou troca de coleção e mostruário.
Preços gerais
A inflação dos preços gerais, medida pelo IPCA, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foi de 2,95% nos últimos 12 meses terminados em dezembro, próxima ao piso do intervalo de meta inflacionária de 3%, o que mostra que os preços do comércio eletrônico tiveram variação de -4,92% em relação aos preços gerais da economia.
Sobre o índice FIPE Buscapé: O Índice de Preços FIPE Buscapé acompanha os preços de produtos oferecidos no comércio eletrônico brasileiro desde 2011. São considerados cerca de 41 mil produtos únicos, que representam aproximadamente 80% das compras por meio deste canal. O índice é calculado com base em mais de 3 milhões de preços mensais, extraídos da plataforma do Buscapé, e em pesos derivados de pesquisa anual com cerca de 3,6 milhões de e-consumidores, realizada pela Ebit, empresa referência em informações sobre o e-commerce do país. Os dados também estão disponíveis no site da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE).
Sobre o Buscapé: líder em comparação de preços no Brasil. O Buscapé, que recebe mensalmente mais de 60 milhões de visitas, compara preços de mais de 25 milhões de produtos vendidos por 8,5 mil lojas.
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