Líder do setor, Brasilprev incrementa portfólio e foca em soluções digitais
Até outubro, companhia registrou R$ 231 bilhões em ativos sob gestão, garantindo 30,1% de market share
Em um cenário de queda na taxa de juros, a Brasilprev Seguros e Previdência S.A. reafirma sua liderança e relevância no mercado de previdência complementar aberta, conforme atestam os números da Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (FenaPrevi) e da consultoria Quantum Axis.
Segundo dados da FenaPrevi, a Brasilprev encerrou o mês de outubro de 2017 com R$ 231 bilhões em ativos sob gestão, o que representa 30,1% de market share. Já em arrecadação total no mesmo período, também segundo dados da entidade, a companhia somou R$ 34 bilhões, uma participação de 34,8% na indústria. Em captação líquida o resultado até novembro foi de R$ 16 bilhões, uma fatia de 33,4% do setor.
Comenta o presidente da Brasilprev, Paulo Valle (foto): “Para o nosso mercado, três questões foram bem relevantes em 2017. A primeira foi a maior conscientização da população com relação à necessidade de poupança para o longo prazo, intensificada pelas discussões em torno da reforma da previdência. A segunda foi a queda histórica da taxa de juros, que desde janeiro teve cortes que somaram 6 pontos percentuais. Por fim, um ambiente com consumidores cada vez mais inseridos no ambiente digital, demandando experiências diferenciadas”.
Em relação às discussões da Reforma da Previdência, a Brasilprev mostrou-se atenta e intensificou suas ações de formação da cultura previdenciária, especialmente por meio do universo digital. Além de 40 vídeos no YouTube (que, somados, ultrapassaram 650 mil visualizações), o tema educação financeira é recorrentemente tratado nas redes sociais da companhia. Em 2017, foram 206 posts no Instagram e 29 no Facebook com dicas e informações sobre o tema. Outra entrega de igual relevância, só que no universo off-line, é a ação Projetos de Vida na Ponta do Lápis, iniciativa reconhecida com o Selo ENEF que já levou palestras para mais de 75 mil pessoas.
Para responder à queda na taxa Selic, Valle destaca que a companhia lançou, em setembro, fundos de renda fixa de longo prazo e multimercados com estratégias diferenciadas. Entre elas, a opção de investimentos no exterior, iniciativa pioneira no mercado de previdência privada. Os produtos tiveram boa receptividade entre os clientes: em apenas dois meses, mais de R$ 3 bilhões foram incorporados ao patrimônio da empresa. “Por meio dessas novas opções de produtos, os participantes podem acessar as melhores oportunidades, tanto no mercado local, quanto no estrangeiro, o que representa uma expansão significativa para alocação de recursos. O olhar permanece para ganhos em períodos maiores, mas sem perder as oportunidades de curto prazo”, observa o executivo.
Empresa lança soluções digitais com foco no cliente
Para atender as novas demandas dos consumidores, a Brasilprev realiza lançamentos que reforçam o olhar da companhia para o ambiente digital. O primeiro é um novo simulador disponível para clientes, uma ferramenta rápida e intuitiva que simula a reserva projetada e os auxilia a adequarem o plano de acordo com o objetivo desejado. Outra novidade é o APP Brasilprev, com lançamento previsto ainda este ano, que tem foco em projetos de vida e permitirá consulta ao saldo e extrato do plano. Em 2018, será possível também simular, contratar, resgatar e outros serviços por meio deste canal. O terceiro lançamento é a SIL, consultora digital que trará a experiência de interação e orientação durante todo o período de relacionamento – da contratação à utilização dos recursos – seja pelo celular, tablet ou mesmo desktop. “Essas novidades são algumas das respostas da Brasilprev a este novo mundo. Em 2018, permaneceremos com nosso foco na atuação digital, com conteúdo, consultoria especializada e serviços”, diz o presidente da Brasilprev.
Sobre a Brasilprev
Com 24 anos de atuação, a Brasilprev Seguros e Previdência S.A tem como acionistas a BB Seguridade Participações, braço de seguros, capitalização e previdência privada do Banco do Brasil, um dos maiores bancos do país, e a Principal, uma das principais instituições financeiras dos Estados Unidos. A companhia é uma das maiores empresas de previdência complementar aberta no Brasil, com mais de R$ 220 bilhões em ativos sob gestão e uma carteira de mais de 1,98 milhão de clientes.
Especializada no setor, com produtos acessíveis e serviços diferenciados, é líder em captação líquida de todo o segmento de previdência privada aberta, com 33,4% de participação. No fechamento de 2016 obteve lucro líquido ajustado de R$ 1 bilhão.
Sua estratégia de vendas é focada em seu principal canal de comercialização: a rede de agências do Banco do Brasil.
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