O atendimento vale ouro!
Quantas vezes nos deparamos com pessoas comentando que foram mal atendidas em um estabelecimento? Comentários do tipo: “entrei na loja e os vendedores ficaram de braços cruzados”, “não me deram atenção” ou “ a secretária foi antipática”. São as mais variadas reclamações que escutamos frequentemente em nosso convívio social!
Partimos do conceito de que atendimento é o ato de atender, ou seja, o ato de cuidar,de prestar atençãoàs pessoas que recebemos ou mantemos contato. Portanto os clientes querem sentir-se prestigiados, já não basta fazer o básico, imagine então não atender bem!
O cliente é o bem mais importante dentro de uma empresa, ele é quem paga os salários dos colaboradores! No setor privado, o mau atendimento leva a perda de clientes e dependendo do caso, pode até “quebrar” uma empresa.
Existem casos que o estabelecimento possui uma grande estrutura física e operacional, porém deixar a desejar no atendimento, desvalorizando e colocando em risco o relacionamento com os clientes. Diante disso, manter a qualidade em atender é fundamental para o andamento de qualquer negocio.
Qualidade é um conjunto de características de desempenho de um produto ou serviço que atende e, por vezes, supera as expectativas e anseios do cliente. Está frase diz muito: “Já não basta simplesmente satisfazer clientes: é preciso encantá-los”.
Pesquisas apontam que as empresas perdem seus clientes principalmente devido ao mau atendimento, são 68% das pessoas que deixam de comprar ou usar determinado serviço devido a não serem bem atendidas!
Lembre-se: “A melhor propaganda é a feita por clientes satisfeitos”.
Eduardo Sehnem Ferro
Controller do escritório Giovani Duarte Oliveira Advogados Associados.
Contador inscrito no CRC SC-028265/O-7, Pós-graduado em Docência do Ensino Superior.
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