Logo
Imprimir esta página

Estresse de fim de ano pode gerar crises de enxaqueca

Como sobreviver às muitas tarefas do fim de ano?

“Usar analgésicos com frequência para eventos episódicos de enxaqueca pode tornar o tratamento mais difícil.Local: São Paulo, SP

Um piscar de olhos e de repente já é Natal. E a correria para dar conta de todos os detalhes para as festas de fim de ano pode acabar desencadeando em muitos indivíduos, especialmente nas mulheres, a enxaqueca pós estresse. Esse é apenas um exemplo, já que todos os dias estamos submetidos a diversos estímulos que provocam esse desequilíbrio emocional.

Mas como diferenciar a cefaleia (a popular dor de cabeça) de um episódio de enxaqueca? A resposta não é tão simples assim, depende de uma série de fatores e procurar um médico para identificar as causas e obter um diagnóstico clínico é sempre a opção mais acertada.

Conforme explica a neurologista Dra. Célia Roesler, a enxaqueca é um dos muitos tipos de dor de cabeça. Pulsátil, a dor geralmente é unilateral e pode causar náuseas e vômitos, além de tonturas. Outra característica comum da enxaqueca é a intolerância à luz, cheiros e movimentos – “quem sofre de enxaqueca não aguenta sequer o simples movimento de abaixar a cabeça. E permanecer em ambientes silenciosos e escuros ajudar a amenizar o desconforto que pode durar de quatro a 72 horas”, explica a especialista.

Para não tornar o quadro crônico, a Dra. Célia alerta quanto aos perigos da automedicação: “todo mundo sempre tem um remedinho na bolsa para dor de cabeça. Usar analgésicos com frequência para eventos episódicos de enxaqueca pode tornar o tratamento mais difícil”.

Entre as novas linhas de tratamento para a enxaqueca em uso no Brasil aparece a toxina botulínica como ação preventiva, indicada a pacientes que têm enxaqueca crônica. Outra opção de tratamento é a neuromodulação, uma espécie de tiara que colocada na testa estimula ramo dos nervos trigêmeos – a novidade não tem contraindicação, pois não é um medicamento e pode ser utilizada por adultos, crianças e idosos e até gestantes.

“Como nem sempre é possível evitar o estresse emocional, é importante tentar descobrir os alimentos outros gatilhos que possam desencadear a dor de forma preventiva. Evite o jejum prolongado e a privação de sono”, aconselha a Dra. Célia Roesler.

De acordo com o Organização Mundial da Saúde (OMS), a enxaqueca está entre as 20 doenças mais incapacitantes e o estresse é a causa de 30% dessa ocorrência.

É possível então evitar a crise de enxaqueca desencadeada pelo estresse? “É possível prevenir” indica a especialista:
- Procure praticar atividades como meditação e procure por técnicas de relaxamento;
- Tente administrar seu tempo de acordo com sua rotina;
- Saiba o que é importante para você;
- Nunca leve trabalho para casa;
- Pratique atividade física diariamente!

------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto