Pesquisa inédita mostra como hábito dos consumidores, que buscam na web, pode ajudar PMEs a crescer
A popularização dos smartphones criou uma nova geração de consumidores conectados que mudou o jeito das empresas fazerem negócios. Seja na Busca ou na decisão da compra, é preciso estar atento às novas exigências. Com 80% dos consumidores com um computador na mão, tudo fica mais rápido e ganha a empresa que tem uma presença digital, com informações rápidas, atualizadas e de fácil acesso. Hoje, 72% dos usuários confiam mais em um negócio quando eles aparece no resultado de uma busca on-line. É neste cenário que o Google avalia as oportunidade para as PMEs brasileiras.
Para entender melhor como funciona a jornada de compra desse novo consumidor, o Google realizou uma pesquisa com mais de 2.600 brasileiros, acima de 18 anos, homens e mulheres, de todas as classes sociais e que fizeram buscas on-line por produtos/serviços nos últimos seis meses.
Veja aqui os principais dados:
Presença nos buscadores é fundamental
- 33% utilizam mapas no início do processo de busca
- 59% utilizam buscadores no início do processo
- 42% utilizam redes sociais no início do processo
- 47% consideram que os buscadores impulsionam o acesso ao website on-line do negócio
- 66% acreditam que é importante aparecer nas buscas quando a procura é por negócios ou serviços
- 80% declaram que ter o horário de funcionamento na página de resultados do buscador pouparia tempo
Focar nas informações básicas sobre o negócio
- 43% declaram ser muito mais provável visitar o negócio na presença de informações de horário, telefone e localização
- 41% afirmam ser muito mais provável visitar o negócio na presença de telefone
- 77% disseram que poder ligar diretamente no estabelecimento pouparia tempo.
- 70% escolheria outro estabelecimento/profissional se encontrasse informação errada na página de resultados do buscador
- 68% escolheria outro estabelecimento/profissional se encontrasse pouca ou nenhuma informação na página de resultados do buscador
Os mapas ganham importância
- 18% usam essa fonte no final do processo de compra
- 79% acreditam que ver a localização do negócio em um mapa economizaria tempo
Ter um site próprio
- 66% dos entrevistados afirmam que é importante ter uma página própria na web
- 65% dos consumidores afirmam serem mais favoráveis a comprarem produtos ou serviços de empresas que tenham um site, em relação às empresas que não tem.
Incentivar a volta do consumidor é importante
- 42% consideram comentários importantes para a tomada de decisão
- 49% buscam por comentários
- 39% consideram que a presença da avaliação torna muito mais provável a visita ao negócio
- 67% valorizam as avaliações nos resultados do buscador
Disponibilizar o maior número de informações
- 79% concordam que ter mais informações na página de resultados do buscador permitiria encontrar um estabelecimento que se ajustasse melhor ao que está sendo procurado
- 75% se sentem mais tranquilos (as) ao ver muitos comentários/pontuações positivas na página de resultados do buscador, no que diz respeito ao negócio
- 73% afirmam que ter comentários na página de resultados do buscador pouparia tempo
- 72% confiariam mais em um estabelecimento se sua informação aparecesse incluída na página de resultados do buscador
- 66% disseram que ver fotos de um estabelecimento na página de resultados do buscador indica um estabelecimento de maior renome
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