Logo
Imprimir esta página

Black Friday! Os cuidados de sempre

Um dos dias-símbolo do consumismo é a tradicional Black Friday, certamente um dos mais importantes para a economia e para o mercado de varejo em todo o mundo.

A data nasceu nos Estados Unidos, que anualmente é “celebrada” na 4ª sexta-feira do mês de novembro, traz novidades, incontáveis formas de pagamento e, claro, a estratégia responsável por sua popularidade: descontos e mais descontos nos mais variados tipos de produtos e serviços, em lojas físicas ou virtuais.

Graças à rápida disseminação da ideia na última década, o Brasil já é um dos países aderentes ao evento, tanto que a Black Friday já é considerada a principal data para o varejo eletrônico, à frente até do Natal. De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), a estimativa de faturamento neste ano é de R$ 2,19 bilhões – um crescimento de 15% em relação ao mesmo período de 2016.

No total, a expectativa é que as lojas virtuais brasileiras recebam mais de 10 milhões de pedidos, com tíquete médio de R$ 246. As categorias mais buscadas devem ser "Informática", "Celulares", "Eletrônicos", "Moda e Acessórios" e "Casa e Decoração".

Além do impacto significativo na economia, mercado sazonal e empregos informais, o consumo em alta escala gera perigos dos mais diversos, que vão de fraudes virtuais a acidentes vindos de superlotação de lojas físicas. Em meio à crise, a expectativa do mercado e dos consumidores ainda é incerta com a única certeza de que, em 2017, novidades virão.

Para abordar as diferentes discussões sobre o tema selecionamos alguns especialistas da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Veja a lista de fontes e seus respectivos temas de especialidade.

E-mail: /
• Os impactos na economia - A Black Friday e a crise brasileira
Agostinho Celso Pascalicchio é professor de Economia e especialista em Energia da Universidade Presbiteriana Mackenzie
• Juros embutidos em compras parceladas
José Matias Filho é professor do curso de Administração do Mackenzie Campinas
• Como economizar na compra de produtos?
João Francisco de Aguiar é professor de Economia Doméstica da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
• Segurança digital – Os cuidados na hora da compra virtual
Renato Leite é professor de Direito Digital da Universidade Presbiteriana Mackenzie
• Direitos e deveres do consumidor
• Consumidor: atenção na hora das compras online
Bruno Boris é professor de Direito do Consumidor da Universidade Presbiteriana Mackenzie
• Comportamento – A euforia do consumo
Eduardo Fraga é psicólogo da Universidade Presbiteriana Mackenzie
• Marketing: a força das marcas no Black Friday
Selma Felerico é professora de Publicidade e Propaganda do Mackenzie.
• Compulsão por compras: O consumismo é a fonte de prazer e o comprador perde o controle da compra.
Marcelo Alves dos Santos professor de Psicologia na Universidade Presbiteriana Mackenzie em Campinas.
• Black Friday – estratégia de marketing ou oportunidade para os consumidores?
Sérgio Dantas é professor de Marketing da Universidade Presbiteriana Mackenzie
• A questão de gênero em pontos altos de consumo
Rosana Schwartz é professora de sociologia e especialista em gênero da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
• Os Desafios da segurança da Informação no Ciberespaço/ Dicas de segurança para os consumidores
Elaine Cristina Martins é professora de Tecnologia e Sistemas da Informação do Mackenzie Campinas
• Política de responsabilidade na ética empresarial na Black Friday
Gerson Moraes professor de Ética, na Universidade Presbiteriana Mackenzie em Campinas e atua nos seguintes temas: Campo Político e Campo Religioso; Filosofia e Política; Mídias na Contemporaneidade


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto