Mudar área de atuação é alternativa para driblar a crise ou insatisfação profissional
Procura por cursos de micropigmentação cresce entre pessoas que não são da área
O mercado estético está em constante crescimento no Brasil. Com a vaidade feminina sempre em alta, o setor continua movimentando números excepcionais, que vem crescendo, em média, 6% ao ano. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), em 2016, mesmo com a crise econômica, o consumo de produtos e serviços relacionados à beleza chegou ao total de R$ 50 bilhões, e a tendência é que esse valor continue em progressão até 2020, no mínimo.
A área de micropigmentação vem acompanhando esse avanço e, atualmente, o número de pessoas que buscam se profissionalizar ou abrir seu próprio negócio é grande. De acordo com o Ibrape Instituto (Instituto Brasileiro de Micropigmentação), em uma sala de oito alunos, por exemplo, 50% não é da área de estética. “São pessoas que estão desempregadas, buscando uma recolocação profissional, uma oportunidade de empreender ou até mesmo novas áreas de atuação, como eu mesma fiz”, comenta Solange Blechior, que trocou a carreira de psicologia, e hoje, é diretora do Ibrape Instituto.
A sua mudança profissional marcou a criação do Instituto, que há 28 anos, oferece cursos profissionalizantes e há 13 anos na área de estética, com excelência em micropigmentação. Veja alguns motivos, elencados por Solange, para investir no segmento:
- A carreira é bastante promissora, o que pode agregar um valor até 10 vezes maior se comparada ao trabalho de designers de sobrancelha, por ser uma especialidade diferenciada;
- Um micropigmentador pode ganhar até R$ 20 mil reais por mês;
- É uma especialidade que proporciona atuar em diferentes momentos da vaidade feminina, sobrancelhas, lábios, aréolas, cílios, capilar e outros;
- O custo dos materiais é relativamente baixo, girando em torno de 15% do valor do procedimento;
- A satisfação em devolver ou aumentar a autoestima da cliente é algo indescritível;
- Com as clientes solicitando cada vez mais a micropigmentação, a concorrência também tem aumentado a cada dia. Por este motivo, ao montar um estúdio de micropigmentação, é necessário que você se destaque a todo o momento para consolidar a qualidade de seu trabalho, investindo em cursos e workshops.
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