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PMEs devem usar força máxima na reta final da Black Friday

Conversamos com duas campeãs da edição passada para entender como usar o marketing digital para brilhar na data

Não há como negar o potencial transformador da Black Friday para as PMEs. Trata-se de um momento perfeito para aumentar vendas, fidelizar clientes, ganhar mercado frente às grandes marcas e, claro, conquistar novos consumidores. Segundo dados de pesquisa de intenção de compra do Ibope, encomendada pelo Google, 87% dos internautas brasileiras planejam comprar algo na próxima Black Friday.

Como a data é muito forte na internet, as PMEs precisam investir mais em marketing digital para se destacar. Nove em cada 10 consumidores afirmam que pretendem pesquisar antes de comprar, 56% declaram que vão usar a Busca para encontrar as melhores ofertas. Em 2016, esse número era 53% e, em 2015, 48%.

Entre as PMEs brasileiras que estão antenadas sobre a importância de se preparar para a Black Friday e tiveram sucesso no ano passado estão a Futfanatics e a Cachaçaria Nacional. A primeira regra básica é aumentar o investimento em marketing de acordo com a expectativa de crescimento de vendas para a data.

“Não há uma fórmula exata que sirva para todos os tipos de negócio, mas, de acordo com levantamentos internos do Google, podemos dizer que nesse período a empresa deveria investir pelo menos 20% a 30% mais do que na Black Friday do ano passado”, diz Fernanda Doria, gerente de marketing e soluções do Google.

“Nosso investimento nas campanhas de marketing com foco na data é de 35 a 40% maior, se comparado ao restante do ano”, explica David Fumagali, analista de marketing da Futfanatics, loja oficial dos fanáticos por futebol. Em 2016, a empresa teve crescimento de cerca de 40%, em relação a 2015 e a expectativa para este ano é um aumento de 30% das vendas.

O faturamento da Cachaçaria Nacional correspondeu na Black Friday de 2016 a 50% do esperado para o mês inteiro. “Este ano esperamos o dobro de vendas do ano passado, quando tivemos um lucro de 22%, e vamos investir para atingir a meta”, diz Rafael Araujo, co-fundador da empresa.

Outro ponto fundamental é diversificar a estratégia de marketing. A Futfanatics fez isso em 2016, investindo em campanhas na Busca e na rede de Display do Google, e deu tão certo que a empresa repetirá a abordagem este ano. A Cachaçaria Nacional optou por ações de marketing conjuntas como mídias sociais, campanhas de marketing digital entre outras,

De nada adianta investir para atrair o consumidor, se o time de atendimento não estiver preparado para lidar com a demanda extra. Por isso, a Futfanatics investiu na contratação de mais funcionário e no treinamento de toda a equipe. A Cachaçaria terá plantão 24 horas um dia antes da Black Friday e trabalhará em turnos no sábado e domingo após a data para cuidar dos pedidos. O suporte também ficará ativo dia e noite e para ajudar com a logística foram contratados funcionários temporários.

Por último, mas não menos importante, é crucial ter um ótimo controle da dobradinha estoque/entrega. A Cachaçaria Nacional começou o planejamento em agosto e, em bom português, comprou para não faltar. “Estamos investindo o triplo do que normalmente investimos em um mês, em torno de R$ 45.000,00, apenas entre o mês de outubro/novembro”, diz Araújo.

Para garantir que a experiência de compra seja perfeita e conquistar o coração dos consumidores, principalmente, os novos, a Futfanatics tomou várias providências de logística. “Tivemos muito cuidado em escolher a empresa certa para realizar as entregas e adquirir produtos suficientes para cobrir a demanda, assim garantimos a experiência positiva do cliente que comprar com a gente”, conta Fumagali.

As dicas das PMEs campeãs para a reta final da Black Friday

· A Black Friday brasileira acontece na internet, então, é preciso investir em marketing digital e o investimento deve estar alinhado com a sua projeção de crescimento

· A jornada do consumidor deixou de ser linear há um bom tempo e a regra de não colocar todos os ovos na mesma cesta vale para o mundo do marketing digital. Adote uma estratégia diversificada, nunca esqueça da Busca já que tudo começa por lá e aposte alto nas mídias que têm afinidade com o seu consumidor

· Oferecer um bom atendimento pode fazer toda a diferença na hora de fechar uma venda, ainda mais se o preço do concorrente for parecido. Por isso, os funcionários precisam estar treinados, atentos e preparados para dar conta da demanda extra

· O preço com desconto é apenas o começo da conversa com os clientes. É imprescindível ter uma quantidade maior dos principais produtos e manter o estoque atualizado no site. A entrega precisa acontecer no prazo para não transformar uma oportunidade de fidelização em uma frustração.


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