Como definir as Promoções de Final de Ano?
Estimular o consumidor com informação clara e tecnologia são estratégias fundamentais
A melhor época de vendas para o varejo se aproxima e os lojistas já se mobilizam para atrair os consumidores e incrementar seus negócios no Natal. Além da decoração típica, é o momento das promoções. Por onde começar? Como obter sucesso na campanha escolhida? Como evitar as longas filas e o preenchimento dos cupons em papel?
Cada decisão destas pode fazer a diferença no sucesso ou não da campanha. A tecnologia pode ser uma aliada importante para nortear o melhor caminho. Hoje as soluções não só ajudam a evitar as longas filas, estressantes para o consumidor, como também são uma ferramenta essencial para que o lojista não desperdice informações valiosas do cadastro de seus clientes e possa montar um Banco de Dados para próximas promoções e fidelização.
Mesmo para pequenos negócios é possível automatizar muitas etapas usando totens de autoatendimento, por exemplo. Segundo o CEO da CRMALL, Antonio Carlos Braga Jr., pesquisas mostram que intensificar a política de promoções usando os Aplicativos é uma estratégia inteligente e necessária em um mercado tão concorrido e aumenta em 56% a adesão às promoções, número bem superior à média do mercado, que gira em torno de 18%.
Para que esta definição seja a mais acertada possível, algumas dicas podem fazer a diferença:
*Pense qual a verba que você tem disponível para utilizar e que tipo de promoção combina mais com o seu negócio.
*Escolha o tipo de premiação. As promoções mais comuns são:
. Sorteio
. Compre & Ganhe
. Loteria Federal
. Achou & Ganhou (que normalmente vem no formato de seladinha ou raspadinha)
* Para qualquer promoção é imprescindível ter um regulamento conciso e claro, normalmente feito pelo departamento jurídico, que poderá orientar em relação ao Certificado da Promoção junto à SEAE ou Caixa Econômica Federal.
* Defina com cuidado o valor que o cliente deve consumir para trocar por um benefício. Normalmente este valor é um pouco acima do ticket médio. Desta forma, o cliente é estimulado a comprar um pouquinho mais para participar.
* É importante que a promoção seja fácil de ser assimilada. Promoções que exijam muitas tarefas por parte do consumidor às vezes acabam sendo deixadas de lado.
Lembre-se também que...
* Depois de definir o tipo de campanha, é importante ter claro o objetivo que se espera com a promoção: só aumentar as vendas ou construir um relacionamento com o cliente e buscar outros canais de comunicação?
* Em campanhas simples de sorteio, em que o próprio cliente preenche a mão o cupom e coloca na urna, pode se perder uma grande oportunidade de conhecer melhor o perfil do cliente, coletar dados, construir seu mailing e otimizar seu BI.
* Todas as informações que os clientes fornecem na hora de participar de promoção podem ser utilizadas para a construção de um banco de dados. As ferramentas tecnológicas são essenciais nesta etapa e acessíveis ao pequeno e médio varejista.
* Com um banco de dados é possível construir um relacionamento efetivo com os clientes. É uma chance de entendê-lo melhor de acordo com os dados que pedir na hora dele participar da promoção.
* As informações pessoais podem ser úteis para criar enquetes e entender ainda mais o consumidor.
* Se deve encarar as ações promocionais como ciclos em que a cada rodada o lojista se aperfeiçoa mais. Os dados podem orientar novas campanhas, personalizadas, de acordo com cada tipo de cliente, e ajudar a obter um melhor o retorno do investimento.
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