Ainda dá tempo de se tornar um campeão global de exportação
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Malu Gonçalves
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Empreendedores têm até 17 de novembro para se inscrever no “Small Businesses Going Global Video Challenge”, concurso mantido pela OMC e CCI, com apoio do Google, para descobrir e premiar casos de sucesso de exportação, entre micro, pequenas e médias empresas
A internet encurtou fronteiras e tornou mercados globais acessíveis para qualquer empresa que queira explorar novas possibilidades. Não importa se você é uma confecção brasileira vendendo biquínis estilosos ou uma startup indiana exportando processadores customizados.
Na busca por encontrar histórias inspiradoras de empreendedores que usaram a internet para alavancar vendas, a Organização Mundial do Comércio (OMC), a Câmara de Comércio Internacional (CCI) e o Google estabeleceram uma parceria para lançar o “Small Businesses Going Global Video Challenge” - ou “Desafio em Vídeo para Pequenos Negócios se Tornando Globais”, na tradução livre.
O concurso foi criado para que micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) do mundo todo compartilhem histórias sobre como usaram as tecnologias da internet para fazer negócios fora do seu país de origem. A competição foi sugerida pelo Google e é a primeira iniciativa oficial do programa “Small Business Champion” (“Pequena Empresa Campeã”, na tradução livre), anunciado em agosto de 2017 pela OMC e pela CCI.
Além de premiar casos de sucesso, a ideia é mostrar boas práticas de MPMEs que usam tecnologias, como serviços de computação em nuvem, aplicativos, soluções para pagamentos, ferramentas de produtividade e comunicação, programas de análise em tempo real, ferramenta de tradução e plataformas de vídeo, para se tornarem exportadoras.
A OMC e CCI são responsáveis pela organização do concurso e por selecionar a vencedora e duas vice-campeãs, que serão anunciadas na 11ª Conferência Ministerial da Organização Mundial do Comércio, em Buenos Aires, em dezembro. O prêmio para a vencedora e as vice-campeãs será uma viagem para uma aula magna, dada por especialistas da área, com foco em habilidades digitais, voltada para as MPMEs e financiada pelo Google.
Para entrar na competição, os empreendedores devem enviar um vídeo curto (feito no celular ou por outro dispositivo), que conte a história de como vêm usando as tecnologias da internet para entrar no comércio exterior e conquistar clientes fora do país.
A duração não deve passar de quatro minutos e os vídeos podem ser publicados no YouTube (ou qualquer outro site de compartilhamento de vídeo) com a tag #msmesgoingglobal e o link do mesmo deve ser enviado para . É necessário informar nome, idade, nacionalidade e dados de contato. Os vídeos devem ser gravados em espanhol, inglês ou francês, ou legendados em uma dessas três línguas.
As inscrições são gratuitas e o prazo final para envio do material é 17 de novembro de 2017. Todas as informações e requisitos para participar do desafio estão disponíveis aqui.
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