Logo
Imprimir esta página

"Fórum Mackenzie de Liberdade Econômica" discute economia, empreendedorismo e política sob viés da livre-iniciativa

Em parceira com UM BRASIL, plataforma multimídia da FecomercioSP, o encontro, de 6 a 8 de novembro, receberá nomes internacionais como David Friedman, Robert Lawson e Lawrence Reed, além de especialistas, pesquisadores, empresários e autoridades

O Centro Mackenzie de Liberdade Econômica e o UM BRASIL, plataforma multimídia da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), promovem o "Fórum Mackenzie de Liberdade Econômica", de 6 a 8 de novembro, em São Paulo. O evento tem como objetivo a difusão do grupo de estudos em liberdade econômica, especialmente da participação, da mobilização e do compartilhamento de boas experiências de pequenos empresários, pesquisadores, professores, estudantes e organizações não governamentais interessados no tema da livre-iniciativa.

Entre os nomes já confirmados para o fórum está o economista americano Lawrence Reed, presidente da Foundation for Economic Education (FEE), uma das personalidades mais premiadas e condecoradas mundialmente por sua colaboração no tema "liberdade econômica", tanto para a academia quanto para o debate público. Autor de mais de oito livros, Reed fecha o primeiro dia da programação com a palestra "Seven Lessons about Public Policy".

Vladimir Fernandes Maciel, coordenador do evento e do Centro Mackenzie de Liberdade Econômica, ressalta que o fórum é de extrema importância contribuir com o debate nacional acerca do entendimento dobre a liberdade econômica e seus benefícios. "Ter a informação qualificada sobre as condições reais para o empreendedorismo e à iniciativa privada, permite compreensão e cobrança dos políticos e dos candidatos que se colocam para 2018 e sobre medidas que reduzam as barreiras aos novos negócios e à criação de mais empregos", enfatiza.

Programação

Na terça-feira, 7 de novembro, o painel "Gestão Pública e Políticas Liberais" recebe Diogo Costa, diretor-executivo do Instituto de Inovação e Governança (Indigo) e o cientista político Christian Lohbauer. À tarde, o debate "O mundo está mais livre? Mercados reguladores e autorregulação" será conduzido por Marcos Troyjo, da Columbia University, seguido pelo painel "Economias liberais", apresentado pelo economista e colunista da Folha de S.Paulo, Joel Pinheiro da Fonseca e moderação do jornalista Thiago Salomão, da agência de notícias InfoMoney. Flávio Rocha, presidente do grupo Guararapes-Riachuelo tratará de "Reforma Trabalhista e o Varejo Brasileiro". O encerramento do dia será com a palestra "The Recipe for Growth and Prosperity", com o economista norte-americano Daniel Mitchell, da Cato Institute.

No último dia do fórum, 8 de novembro, será lançado o primeiro Índice de Liberdade Econômica Estadual do Brasil, um levantamento inédito que analisa e avalia as condições de se empreender e ter sucesso no mercado e o grau de interferência estatal. O lançamento será com a palestra de Robert Lawson, diretor do O'Neill Center for Global Markets and Freedom e responsável pela elaboração do World Economic Freedom Index, do Fraser Institute, no qual o índice brasileiro se baseou. O economista se tornou referência mundial na discussão empírica sobre liberdade econômica, a partir de sua atuação nas avaliações para o índice mundial, que contempla mais de 150 países.

Utilizando metodologia similar ao Economic Freedom of North America, criado por Lawson e sua equipe, adotando-se indicadores consagrados de liberdade econômica e de ambiente de negócios, o índice brasileiro se propõe a avaliar a conjuntura para se empreender e desenvolver empresas, produtos e serviços, levando em conta diversas variáveis, desde regulação do mercado de trabalho, tamanho do governo, carga tributária e diversos outros. O índice brasileiro trará rankings e avaliações estaduais para o Brasil baseados no Índice de Liberdade Econômica Estadual para a América do Norte do Fraser Institute.

Ainda completam a programação do último dia do evento Paulo Delgado, da FecomercioSP, que com o secretário de Desestatização da Prefeitura de São Paulo, Wilson Poit, e Hélio Beltrão, do Instituto Mises Brasil, estarão no painel "Desestatização e desburocratização".

O encerramento do "I Fórum Mackenzie de Liberdade Econômica" ainda traz o pensador anarcoapitalista David Friedman, autor do aclamado livro The Machinery of Freedom. Economista e PhD em Física, o escritor é filho do Nobel em economia Milton Friedman.

O evento, a ser realizado de 6 a 8 de novembro na Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, é gratuito e aberto ao público. As inscrições podem ser feitas pelo site: https://www.libecon.net/inscricoes .

Ferramenta de simulação econômica

Além do Índice de Liberdade Econômica Estadual, uma ferramenta de simulação econômica também será lançada, durante o Fórum: o Painel Mackenzie de Liberdade Econômica. Para a elaboração, foi desenvolvido um know-how com base na metodologia de indicadores consagrados de liberdade econômica e de ambiente de negócios.

O programa permitirá simular diferentes cenários econômicos para diferentes regiões ou países, levando em conta uma série de itens, como a facilidade local de se fazer negócios, sua competitividade e o grau de percepção de corrupção. O objetivo é estudar as possíveis mudanças de status no grau de liberdade econômica, simulando computacionalmente alterações como, por exemplo, o resultado do aumento na facilidade de se abrir uma empresa ou da redução dos custos da criminalidade sobre os negócios.

Convidados e credenciados da imprensa poderão experimentar a ferramenta durante sua apresentação no fórum.

Serviço
Fórum Mackenzie de Liberdade Econômica
Quando: de 6 a 8 de novembro
Horário: segunda-feira (6/10), às 18h; terça e quarta-feira (7 e 8/10), das 10h às 20h
Local: Universidade Presbiteriana Mackenzie - Auditório Ruy Barbosa, Rua Itambé, 143, São Paulo - SP
Inscrições gratuitas: https://www.libecon.net/inscricoes.

Sobre o Mackenzie

A Universidade Presbiteriana Mackenzie está entre as cem melhores instituições de ensino da América Latina, segundo a pesquisa QS Quacquarelli Symonds University Rankings, uma organização internacional de pesquisa educacional, que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação.

Sobre UM BRASIL

É uma plataforma multimídia mantida pela FecomercioSP e composta por entrevistas, debates e documentários com grandes nomes dos meios acadêmico, intelectual e empresarial. O conteúdo de UM BRASIL aborda questões importantes sobre os quadros econômico, político e social do País e possui como objetivos resgatar os debates político, econômico e social no País; estimular a participação e o conhecimento político do cidadão; envolver o jovem brasileiro nas discussões; auxiliar no desenvolvimento do senso crítico da sociedade; e promover o questionamento e a elaboração de ideias e ações. O material está disponível no site www.umbrasil.com.

Sobre a FecomercioSP

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) é a principal entidade sindical paulista dos setores de comércio e serviços. Congrega 154 sindicatos patronais e administra, no Estado, o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). A Entidade representa um segmento da economia que mobiliza mais de 1,8 milhão de atividades empresariais de todos os portes. Esse universo responde por cerca de 30% do PIB paulista - e quase 10% do PIB brasileiro -, gerando em torno de 10 milhões de empregos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto