MAPFRE Investimentos: Atividade econômica e política monetária
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Ana Beatriz Paschoal
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
Qualidade da recuperação da economia brasileira pode limitar espaço para afrouxamento da política monetária
A semana será de divulgação de diferentes dados econômicos. No âmbito internacional, a semana será marcada por decisões de política monetária em economias centrais. Os bancos centrais do Japão, dos Estados Unidos e da Inglaterra tomarão decisões de política monetária. Como se não bastasse, espera-se a definição do nome do próximo presidente do Federal Reserve.
No Brasil, a Pesquisa Nacional de Amostras por Domicílio, a PNAD, nesta terça-feira (31), e a Pesquisa Industrial Mensal, a PIM, em 1º de novembro, indicarão o ritmo e a qualidade da recuperação econômica. O Copom também divulga hoje a nota de sua última reunião.
Uma das perguntas acerca desses indicadores da recuperação econômica no Brasil refere-se ao impacto destes nas próximas decisões de política monetária. A rigor, movimentos de recuperação econômica favorecem pressões inflacionárias na mesma direção. Nesse contexto, os próximos passos de política monetária contariam com menor espaço para redução das taxas de juros. Argumenta-se que pelo menos dois fatores da atual recuperação econômica minimizam esse impacto. Primeiro, a atual recuperação da atividade econômica é gradual e intermitente. Segundo, a ociosidade dos fatores de produção ainda é elevada. Esses dois fatores mitigariam o impacto da atividade na inflação.
Mas há um terceiro fator da atividade econômica que pode acentuar pressões inflacionárias. Ocorre que a recuperação atual é impulsionada pela retomada do consumo das famílias, favorecido por ganhos de salários reais e a recuperação do crédito a famílias. O mesmo não ocorre com os investimentos. Estes estão hoje 30% abaixo do nível da de 2013 e correspondem a 15,8% do PIB. Isso sequer possibilita a reposição de máquinas e equipamentos depreciados. A depender do encolhimento dos investimentos públicos e da carteira do BNDES, novos impulsos da taxa de investimentos dependerão cada vez mais do setor privado e do mercado de capitais. Sim, um desafio.
Essa qualidade da recuperação da atividade econômica, sustentada mais na retomada do consumo das famílias do que na dos investimentos, pode impactar a inflação no longo prazo. Taxas de investimento aquém do necessário limitam o crescimento econômico potencial. Nesse contexto, o hiato do produto tenderia ao fechamento em velocidade superior ao do passado. Diante disso, a inflação pode se tornar mais sensível à atividade econômica. Em resumo, se por um lado o ritmo e a ociosidade dos fatores de produção mitigam pressões inflacionárias no curto prazo, por outro, a qualidade da recuperação pode dar peso à cautela nas decisões do Copom no longo prazo.
GESTÃO
A semana foi de grande volatilidade nos mercados, com os investidores atentos aos Estados Unidos e as especulações com relação ao novo presidente do Federal Reserve. O anúncio deverá ser feito no dia 2 de novembro, mas os rumores sobre a escolha de John Taylor ou Jerome Powell já provocaram forte alta do dólar frente às principais moedas internacionais. No Brasil, a moeda americana encerrou o período com valorização de 1,37%, sendo cotada a R$ 3,2368.
No mercado de renda variável, o Ibovespa encerrou a semana em leve queda de 0,54%, aos 75.975 pontos. O período foi marcado pela recusa por parte da Câmara dos Deputados para abrir investigação contra o presidente Temer. O destaque positivo ficou por conta das ações da Eletrobras, com a divulgação de novos detalhes da privatização da empresa. Já pelo lado negativo, refletindo o início da temporada de balanços, as ações do Magazine Luiza registraram queda de 11,66%. Com perspectivas de apresentação de balanços fracos, as ações das siderúrgicas CSN e Usiminas também sofreram com quedas de 10,83% e 9,60%, respectivamente.
No mercado de renda fixa local, apesar dos números recentes de inflação um pouco acima das projeções, o Banco Central cortou novamente a taxa SELIC, desta vez em 0,75%, para 7,50% a.a. Com isso, a curva de juros passou por ajustes, com ligeira queda na parte mais curta e forte alta nos vencimentos mais longos, com os investidores refazendo suas projeções para o final do ciclo de afrouxamento monetário. Os destaques da semana foram: Jan18 queda de 7,7 pontos; Jan19 alta de 6 pontos; Jan21 alta de 23 pontos; Jan23 alta de 26 pontos; Jan25 alta de 24 pontos.
SOBRE A MAPFRE - No Brasil desde 1992, a MAPFRE é parte do grupo espanhol que forma uma das maiores empresas de prestação de serviços nos mercados segurador, financeiro, de saúde e pesquisa do mundo. Sólida e inovadora, está presente nos cinco continentes. Especialista nos segmentos em que atua, a MAPFRE opera com bases de negócios sustentáveis e é dividida em unidades de Investimentos, Consórcios, Capitalização, Previdência e Vida Resgatável, Saúde, Seguros (por meio do GRUPO Segurador Banco do Brasil e MAPFRE), Assistência e Pesquisa e Desenvolvimento (CESVI Brasil). A companhia ainda mantém a Fundación MAPFRE, instituição sem fins lucrativos, que promove e desenvolve atividades de interesse geral da população. Mais informações sobre produtos e soluções: www.mapfre.com.br.
A unidade MAPFRE Investimentos é especializada na gestão de fundos de investimentos que atendem aos segmentos de pessoa física, jurídica e institucional, totalizando hoje um volume superior a R$ 10 bilhões.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>