Logo
Imprimir esta página

Dia da Alimentação: como as empresas e institutos contribuem para o alcance das metas de nutrição do governo brasileiro

Na próxima semana, em 16 de outubro, comemoraremos o Dia Mundial da Alimentação - criado com o intuito de desenvolver uma reflexão sobre o quadro atual da alimentação mundial e principalmente sobre a fome no planeta. O tema da alimentação vem ganhando muito destaque nos últimos anos exatamente para garantir não só uma alimentação acessível a todos, mas principalmente saudável, já que os números de doenças e mortes por fatores de má alimentação só crescem em todo o mundo.

Um estudo da revista da Academia Americana de Medicina mostrou que deficiência ou a ingestão exagerada de 10 fatores dietéticos, como sódio, carne vermelha, nozes e grãos integrais, explicam 45% dos 702.308 óbitos registrados nos Estados Unidos em 2012 por infarto, derrame e diabetes 2. No Brasil, os números também são alarmantes, o que fez com o governo brasileiro fosse o primeiro a estabelecer metas dentro da “Década da Nutrição”, instituída pela ONU em 2016.

A pesquisa da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), divulgada no início do ano, mostra que nos últimos 10 anos, a prevalência da obesidade no Brasil aumentou em 60%, passando de 11,8% em 2006 para 18,9% em 2016. O excesso de peso também subiu de 42,6% para 53,8% no período.

Tendo em vista esses dados, as empresas e institutos têm demonstrado preocupação com a saúde de seus funcionários e muitas estão investindo em iniciativas para incentivar uma alimentação saudável e garantir o bem-estar de todos.

Liliane Rocha, CEO da Gestão Kairós, consultoria especializada em Sustentabilidade e Diversidade, apoia empresas interessadas em implantar iniciativas que as levarão a contribuir com as metas da ONU e, o mais importante, proporcionar uma vida saudável e o bem-estar no ambiente corporativo. “Todos sabemos que prevenir doenças é o melhor caminho para a economia de recursos, bem como para reduzir o presenteísmo nas empresas. Temos apoiado grandes empresas e institutos para o alcance de algumas metas do ODS 2, no que se refere a melhoria da nutrição ”, explica Liliane.

Um dos clientes atendidos pela Gestão Kairós é o Instituto Unibanco, que vem implementando, desde o início do ano, uma série de iniciativas com esse objetivo. “Nosso trabalho no Instituto compreende a realização de reuniões para conscientizar e informar o público interno sobre a importância de uma alimentação mais saudável para a vida das pessoas bem como para a sustentabilidade do planeta. Analisamos também os cardápios de eventos internos e externos e sugerimos mudanças que visam a melhoria da nutrição dos colaboradores”.

Fábio Santiago, gerente do projeto IU Saudável do Instituto Unibanco fala sobre os avanços na organização. “Após as etapas iniciais de conscientização, conseguimos estabelecer como meta prioritária a redução do açúcar refinado e dar a alternativas para o consumo de outros tipos menos refinados; nos cardápios de nossos eventos reduzimos a gordura vegetal e hidrogenada e a saturada, os processados e embutidos e aumentamos a quantidade de fibras, vitaminas e minerais nas refeições”.


------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto