Como a cultura e o clima organizacional afetam as organizações
Nos mais diferentes lugares do mundo, a cultura e o costume de cada povo tem forte impacto no modo como seus habitantes se organizam, se portam e se posicionam sobre variados temas.
Nas empresas, essa influência causada pela cultura organizacional, que nada mais é do que os costumes que a empresa adota em seu método de gestão de pessoas, impacta na forma que estas se portam diante das adversidades do mercado ao qual está inserida.
Evidente que os costumes, ou seja, a cultura, se torna na verdade a identidade da empresa e revela, por exemplo, a forma de agir e interagir com os colaboradores. Não é incomum encontrarmos até mesmo em nosso local de trabalho pessoas que, ao ingressarem na equipe de algum setor, sentem-se deslocadas em relação aos demais colegas. Normalmente é necessário um período de adaptação, que envolve a compreensão e o entrosamento dos hábitos e costumes reinantes no novo universo em que acaba de entrar. A forma como os colabores são tratados nas atividades do cotidiano influenciam direta e indiretamente as pessoas que cercam o ambiente de trabalho.
O clima organizacional sofre forte influência da cultura organizacional e é por meio dessa relação que podemos ter uma visão do ambiente de trabalho de uma empresa. Por exemplo, ambientes de muito estresse podem desencadear um clima mais pesado entre os colaboradores e seus superiores, assim como uma boa relação entre as obrigações diárias e o respeito mútuo tem forte influência na retenção de talentos e manutenção satisfatória de metas.
Manter bons níveis de relacionamento no ambiente de trabalho nos dias atuais é sem dúvidas o segredo para manter-se competitivo no mercado. Afinal, uma equipe que trabalha em um ambiente saudável executa suas tarefas com mais satisfação e em tempo cada vez menor, conferindo para a empresa uma visão mais humanista sem deixar de lado as nuances de seu negócio.
Lucineide A. M. Cruz é professora da Anhanguera de Brasília, Taguatinga Shopping (Facnet) e Windelli Marcos Teixeira é aluno do curso de Administração.
------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>