Logo
Imprimir esta página

Cidade apresenta grande potencial para o mercado de seguros

São vários os nichos com enorme potencial para serem explorados pelo mercado de seguros no Rio de Janeiro, a começar pela questão da moradia

O Rio de Janeiro, apesar dos seus inúmeros problemas, principalmente na área de Segurança Pública, apresenta enorme potencial para o mercado de seguros. Em síntese, é essa avaliação que faz o consultor Sergio Ricardo que, em entrevista ao Cqcs, lamenta os efeitos que a insegurança provoca. “A sensação de insegurança, aliada a grave crise econômica, afasta possíveis investimentos”, observa.

Segundo o consultor, são vários os nichos com enorme potencial para serem explorados pelo mercado de seguros no Rio de Janeiro, a começar pela questão da moradia. “Há a oportunidade de produzir 250 mil moradias nos próximos 20 anos. Isso se reflete em várias outras atividades econômicas. Então, se para construir uma moradia se gasta R$ 150 mil, significa dizer que com um investimento de cerca de R$ 40 bilhões se conseguiria resolver o problema, com enormes ganhos sociais e a possibilidade de gerar um movimento de cerca de três ou quatro vezes isso. Agora imaginem o potencial em termos de vários tipos de seguros”, acrescenta Sergio Ricardo.

Outra vantagem desse investimento seria “acabar com as favelas”, Sergio Ricardo cita Nelson Mandela segundo o qual erradicar as favelas deveria ser mandatório, porque lá não há Estado e a tensão social é insuportável. Mas, da mesma forma que investir em saneamento não dá votos, retirar as pessoas dos morros e urbanizar as favelas já é quase impossível, porque interessa há muito poucos”, ressalta o consultor.

Ele lembra ainda que o Rio de Janeiro é a cidade brasileira com a maior população morando em aglomerados subnormais, como revela o estudo do Censo 2010 sobre o tema, divulgado nesta quarta-feira pelo IBGE.

No total, são quase 1,4 milhão de pessoas vivendo em 763 favelas, ou seja, 22,03% dos 6,3 milhões de moradores do Rio. A cidade fica à frente inclusive de São Paulo, cuja população nas favelas e loteamentos irregulares é de menos de 1,2 milhão, embora a capital paulista tenha mais aglomerados subnormais do que a fluminense (1.020 ao todo).

Para Sergio Ricardo, os números do Rio denotam um dado preocupante, que mostram que as políticas habitacionais estão longe de atender à demanda por moradias na cidade. “Se comparados com os números do Censo 2000 do IBGE, quando havia 1.092.283 moradores de favelas no Rio, ou 18,65% dos habitantes do município, o crescimento da população em aglomerados subnormais em 10 anos foi de 27,65%, enquanto a cidade regular, excetuando os moradores das favelas, cresceu a um ritmo oito vezes menor, apenas 3,4%, passando de 4.765.621 para 4.929.723 nesses dez anos”, conclui.


------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto