Projeto susta aumento em plano de saúde autorizado pela ANS
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Agência Câmara Notícias
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
O projeto será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
A Câmara dos Deputados analisa proposta que susta o decreto da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) que permite às operadoras de planos privados de assistência suplementar à saúde reajustarem em 13,57% os valores de seus contratos. É o que determina o Projeto de Decreto Legislativo (PDC) 415/16, do deputado Ivan Valente (Psol-RJ).
Segundo Valente, o aumento de 2016 é o maior em mais de uma década. “Para se ter ideia da autorização abusiva por parte da ANS, mais uma vez o teto do reajuste ficou acima da inflação. O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial do País, acumulou 9,28% em 12 meses”, comparou.
O autor argumenta ainda que, de acordo com o Procon, os planos de saúde permaneceram, na última década, no topo do ranking de reclamações dos consumidores. “Entre as reclamações que têm chegado à Justiça, 88% são decididas em favor do consumidor, comprovando a descumprimento de obrigações contratuais pelas operadoras de planos privados de saúde”, acrescentou Valente.
Ele informou ainda que o reajuste de 13,57% – para planos individuais e familiares – é válido para o período de 1º de maio de 2016 a 30 de abril de 2017 e atinge 8,3 milhões de beneficiários – cerca de 17% do total de 48,5 milhões de consumidores de planos de assistência médica no Brasil.
“A decisão colegiada da ANS representa claro desrespeito à ordem constitucional, avançando sobre o poder regulamentar e sobre os limites de delegação legislativa”, conclui Valente.
Tramitação
O projeto será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Em seguida, será votado pelo Plenário.
------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>