Última semana para recadastramento de pessoa física junto à Susep
O período estipulado para o recadastramento do corretor de seguros pessoa física entrou em sua reta final. O prazo se encerrará no dia 30 de setembro e menos de sete mil profissionais estão recadastrados, um percentual muito baixo, do universo de cerca de 70 mil corretores que atuam no Brasil. O não recadastramento implica na suspensão do registro conforme o disposto na Circular da Superintendência de Seguros Privados (Susep) 552, de 17 de maio de 2017.
Confira algumas dicas para realizar o recadastramento:
Antes de acessar o link da SUSEP para preenchimento dos dados para o seu recadastramento, reúna TODOS os documentos necessários.
Tenha em mãos: CPF; RG; Título Eleitoral; Pis (o número do PIS, normalmente, está junto a Carteira Profissional, porém, este dado não é obrigatório); Inscrição Municipal (número da sua inscrição na prefeitura como profissional no ISSQN, este dado também não é obrigatório); Para os homens, um dos seguintes certificados, conforme a situação do interessado: Alistamento, Reservista, Isenção ou Dispensa de Incorporação; Endereço completo com CEP; E-mail pessoal e telefones (contato por onde a Susep poderá entrar em contato com você).
Os documentos você já deve ter salvo em seu computador, em formato PDF, antes de iniciar o pedido de recadastramento para eiva-los anexos, ao final:
a) A carteira de identidade, válida em todo o território.
Pode ser a CNH, pois, nela consta o RG. Escaneie e salve o arquivo como “RG”.
b) CPF.
Pode ser a CNH, pois, nela consta o CPF.
Escaneie e salve o arquivo como “CPF”.
c) Comprovante de quitação com a justiça eleitoral ou recibo de votação da última eleição;
Se você não tem os comprovantes que votou nas últimas eleições, com o Título Eleitoral em mão, podes gerar uma certidão de regularidade no site do TSE . Salve em PDF como “eleitoral”.
d) Comprovante de quitação com o serviço militar;
Quando se tratar de brasileiro homem com idade entre dezoito e 45 anos.
Um dos seguintes certificados, conforme a situação do interessado: Alistamento, Reservista, Isenção ou Dispensa de Incorporação; Escanear e salvar como “militar”.
e) Comprovante de residência ou declaração de endereço, firmada pelo próprio, nos termos da Lei nº 7.115/1983.
Qualquer conta de luz, água ou telefone em seu nome. Escanear e salvar como “residência”.
Se não tiver nenhum comprovante em seu nome, junte ao comprovante que tens em nome de terceiro uma “declaração”. Basta preencher e assinar uma declaração cujo modelo está no site do Ibracor.
f) Certificado de aprovação no “Exame Nacional de Habilitação Técnico-Profissional para Corretor de Seguros” ou no “Curso de Habilitação Técnico-Profissional para Corretor de Seguros”, promovido pela Funenseg ou comprovação de outra forma de habilitação prevista na Lei n. 4.594, de 1964.
Escanear o certificado e salvar em PDF como “certificado”.
Se você “não encontra” o Certificado de Conclusão do curso de formação de corretor de seguros ou o Certificado de Aprovação na prova para concessão do título de corretor de seguros, basta preencher e assinar uma declaração cujo modelo está no site do Ibracor. Escanear a declaração já preenchida e assinada e salvar em PDF como “habilitação”.
g) Comprovantes de pagamentos do Imposto Sindical dos últimos 5 anos.
Se você “não encontra” os comprovantes, ligue para o Sincor-GO e peça para consultar sua situação. Salve esta declaração em PDF como “sindical”.
De posse de todos estes documentos devidamente escaneados e salvos em seu computador em formato PDF, inicie o preenchimento do formulário online de recadastramento, lembrando que o formulário fica aberto por somente 5 (cinco) minutos, portanto, só inicie quando tiver certeza que vai concluir.
Para acessar pela página principal da Susep, este é o caminho:
Acessar: www.susep.gov.br
1. À esquerda, na lista de opções, escolha: “Informações ao mercado”
2. na lista que se abre escolha: “corretores de seguros”
3. na lista que se abre escolha: “Para solicitar o recadastramento utilize um dos links abaixo: Corretores Pessoas Físicas”
4. Informar CPF e código de verificação da página.
5. Preencher o formulário. O último campo é uma senha pessoal. A senha deve ter oito caracteres, com pelo menos: uma letra maiúscula, uma letra minúscula e um número. Já anote esta senha porque ela será necessária no futuro para consultas e alterações no seu cadastro.
Você vai receber por e-mail as comunicações da Susep sobre seu processo de recadastramento.
Lembre de anexar TODOS os documentos em formato PDF.
------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>