Campanha educativa do Tesouro Direto quer popularizar compra de títulos públicos
Curso gratuito e online permitirá a investidores conhecer mercado e aplicar de acordo com seu perfil de risco
O Tesouro Direto quer popularizar seus títulos públicos. E duas ações relevantes começam a ser realizadas nesse sentido. Uma campanha de educação financeira, incluindo um simulador para quem planeja comprar títulos pelo programa Tesouro Direto. A campanha mira difundir conhecimento para que o investidor possa tomar uma decisão racional, considerando "seu perfil, desejos e possibilidades",
O simulador permitirá que os investidores façam simulações e descubram o rendimento que obterão a partir de uma aplicação mensal, ou ainda qual é o aporte necessário para obter o retorno desejado. A abertura de 8 mil vagas no curso sobre o Tesouro Direto, metade delas ainda neste mês, é outra iniciativa relevante.
O simulador estará disponível no site do programa Tesouro Direto a partir de quinta-feira (21). Além de simulações, a ferramenta também permite fazer cálculo com aporte único ou com uma combinação de aporte inicial e parcelas mensais regulares. Dessa forma, o investidor poderá comparar a projeção de desempenho do título escolhido com outras aplicações, como poupança, CDB, LCI/LCA e Fundo DI. A simulação inclui a rentabilidade bruta e líquida do investimento, já descontados impostos e taxas. O investidor também terá a liberdade de personalizar o cenário, alterando os parâmetros e refazendo os cálculos.
As inscrições para as primeiras 4 mil vagas estão abertas a partir de desta segunda-feira. A realização está a cargo da Escola de Administração Fazendária (Esaf). O curso é gratuito, online e conta com três módulos - básico, intermediário e avançado. Outras 2 mil vagas serão abertas em outubro e mais 2 mil em novembro.
Segundo o Tesouro Nacional, a campanha representa mais um marco na trajetória de melhorias do programa Tesouro Direto.
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