PIB deve crescer 0,6% e Selic em 7% em 2017
Inflação mais reduzida assegura manutenção dos juros básicos em um dígito e melhor resultado da economia
O mercado financeiro bateu o martelo e prevê a taxa Selic com variação anual de 7% nos exercícios de 2017 e de 2018. A pesquisa Focus do Banco Central, divulgada nesta segunda-feira, identifica a inflação mais fraca como o principal motivo da taxa de juros mais baixa nesses dois anos. Porém, no grupo Top 5, o que mais acerta previsão da Focus, houve ligeiro aumento da Selic para o próximo ano, de 7% para 7,25%. Analistas acompanham a mensagem presente na última ata do Copom, de que haverá encerramento gradual da flexibilização monetária. Em sua última reunião, o Copom baixou a taxa Selic em um ponto percentual, para 8,25%.
O mais provável é que a taxa recue ainda 0,75 ponto percentual na reunião de outubro. Tal afrouxamento monetário é favorecido pela fraca pressão dos preços. Tanto que a alta do IPCA em 2017 foi reduzida pela quarta vez seguida, para 3,08%, 0,06 ponto percentual a menos do que na semana anterior.
Para 2018, a queda foi de 0,03 ponto, para 4,12%. A meta oficial de inflação é de 4,5%, com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual, tanto para 2017 quanto para 2018.
Já a expansão prevista do Produto Interno Bruto (PIB) é de 0,6 % neste ano, ampliando-se para 2,20% no próximo ano, acima, portanto, dos 2,10% do levantamento anterior.
------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>