Programas de Demissão Voluntária (PDV´s): como avaliar se vale a pena aderir a eles e retomar a carreira?
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Cristina Thomaz
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
Diante do anúncio do Governo Federal e de alguns bancos da criação de PDV´s, ferramentas de avaliação de perfil comportamental profissional podem auxiliar na tomada de decisão e no esclarecimento da principal dúvida dos profissionais: vale a pena surfar nessa onda num momento de crise?
O Governo Federal e alguns bancos acabam de anunciar o lançamento de Programas de Demissão Voluntária, os populares PDV´s. Quem adere a esses programas geralmente tem, entre os benefícios, uma compensação financeira maior do que a paga numa demissão tradicional e, em alguns casos, ajuda para recolocação em outras empresas, variando conforme cada PDV. No momento de crise, pode parecer estranho querer ficar sem emprego – ainda mais quando se trata de um cargo público, aparentemente bem mais estável – mas, para alguns profissionais, a ideia da adesão é bastante tentadora. “Muita gente sonha em ter um negócio próprio, em mudar de cidade, em poder dedicar-se a um projeto novo de vida, aos estudos ou mesmo de mudar totalmente de estilo de vida e essa é a chance ideal. Outras pessoas estão tão insatisfeitas que enxergam o PDV como uma luz no fim do túnel. Há inúmeras situações e cada uma delas deve ser bem avaliada”, diz Raquel Castro, Coach, especialista em Educação Corporativa (www.raquelcastro.net).
Antes de tudo, Raquel (foto) explica que quem se sente ‘balançado’ a aderir a um PDV deve fazer uma profunda análise de seu perfil profissional. “Provavelmente, quem quer aderir ao programa está insatisfeito. É necessário, portanto, entender se essa insatisfação é de cunho pessoal ou com o trabalho”, alerta ela.
Explicando melhor, Raquel Castro diz que, em todos os trabalhos, há a necessidade de entrega e de se reportar a um líder – e isso, quando não é realizado de maneira adequada, gera estresse e insatisfação. “Se o profissional tem dificuldade de entregar de maneira eficiente, é melhor investir no desenvolvimento de suas habilidades do que mudar de emprego, porque ele levará essa deficiência para outra empresa e, automaticamente, continuará se sentindo insatisfeito”, ensina. O mesmo vale para quem ‘não quer ter chefe’: “Engana-se aquele que acredita que ter um negócio próprio significa ausência de chefe, porque cada cliente torna-se um ‘superior’ diferente, com necessidades e exigências específicas”, garante.
Fazendo essa análise profunda de seu perfil no momento atual, o profissional conseguirá entender o contexto, para ter a capacidade de decidir se, realmente, deseja mudar de atividade profissional, de empresa ou se precisa apenas de ‘dar um gás’ em sua carreira. “Muitas vezes, o profissional chega para o trabalho de coaching com a ideia de mudar de vida completamente, mas percebe que tudo o que precisa é de novos relacionamentos (uma rede maior de contatos), mais propósitos e objetivos, adquirir mais conhecimento e reposicionar-se dentro da mesma carreira. Quando ele começa a olhar para si mesmo e perceber que é capaz de realizar qualquer coisa que deseja, desde que realmente se empenhe, ele retoma as rédeas de sua carreira”, pondera a Coach.
Como o serviço de coaching pode auxiliar no momento de PDV
Após um PDV ser lançado, o profissional tem apenas 40 dias para aderir a ele. Portanto, um serviço de coaching teria apenas começado e não surtiria o efeito completo nesta decisão. Porém, as ferramentas iniciais de coaching certamente ajudariam o participante a avaliar melhor seu perfil, de maneira a facilitar seu entendimento e conseguir tomar a decisão de maneira mais assertiva. “Por isso, indico uma ferramenta muito interessante e simples de avaliação de perfil, a SWOT Pessoal, que qualquer pessoa pode preencher. Por meio dela, é possível realizar uma autoavaliação de suas forças, fraquezas, riscos e ameaças”, diz.
Após preencher a Análise SWOT Pessoal, o profissional consegue ter ideia de onde precisa investir para obter mais competências para alavancar sua carreira. “Fazendo uma analogia, se ele optar por aderir ao PDV, a partir dessa análise, deverá fazer uma previsão orçamentária para averiguar quanto de recursos terá disponível para estudar, e por quanto tempo, ou para analisar propostas de outras empresas ou, ainda, para investir no tão sonhado negócio próprio. Se ele não aderir ao PDV, também será interessante desenvolver essas habilidades. Um trabalho de coaching, para ambos os casos, pode ser muito interessante, porque existiu a inquietude de querer mudar – e quando desejamos mudar, temos a chance de evoluir”, finaliza a Coach.
Sobre Raquel Castro
Raquel Castro é Gestora de RH; Personal, Professional & Business Coach, Membro da Sociedade Brasileira de Coaching e Coordenadora de Treinamento e Desenvolvimento no Grupo de Excelência em Franquia do CRA/SP.
Para dar vida ao firme propósito de facilitar o caminho de pessoas e empresas até o sucesso, potencializando talentos, Raquel atua em processos de Executive Coaching, Team Coaching e Life Coaching. É, ainda, qualificada para utilização dos instrumentos de Assessment: MBTI Steps I & II, Alpha, OPQ32, DISC, MQ, Verify e BeGroup e Consultora em Desenvolvimento de Recursos Humanos, com foco em Educação Corporativa.
Produz conteúdo e ministra Treinamentos e Workshops para Desenvolvimento de Liderança, Equipes, Gestão de Competências e Gestão de Mudança, Atendimento ao cliente, entre outros. É Consultora para Desenvolvimento e Implantação de Programas de Assessment, Sucessão de colaboradores e Team Building. Tem expertise em Diagnósticos Organizacionais e Gestão do Desempenho.
Raquel tem 20 anos de carreira corporativa, tendo atuado nas áreas de Recursos Humanos, Marketing, Operações de Unidades de negócio e Grandes Eventos Internacionais, no varejo de alimentos e bebidas.
No campo da Gestão de Pessoas, acumulou mais de dez anos de experiência, com ênfase em Treinamento e Desenvolvimento e Gestão de Desempenho, sendo habilitada em Gestão de Indicadores pelo Balanced Score Card e em Gestão por Competências.
Tem 15 anos de experiência como facilitadora e palestrante, atuando em eventos de Universidade Corporativa e no âmbito acadêmico; conduzindo inúmeros cursos, workshops e palestras.
Planejou e executou eventos de treinamento e integração de funcionários no âmbito corporativo, atendendo a todos os níveis organizacionais. Implementou e acompanhou processos de desenvolvimento gerencial, formando vários líderes atuantes no mercado.
Sua missão é, e sempre foi, gerar resultados através das pessoas!
----------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>