Logo
Imprimir esta página

Os tipos de orçamento para um bom planejamento

Em período de crise, especialistas apontam que as empresas com planejamento financeiro serão as menos prejudicadas, principalmente por trabalharem com o orçamento fidedigno ao cenário, servindo de regulador em todo processo da gestão financeira, em especial às despesas.

“"O Orçamento é a senha do cofre". Sidney CohenLocal: Rio de Janeiro, RJ

Segundo pesquisa recente realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 81% dos entrevistados têm pouco ou nenhum conhecimento sobre como fazer o controle das despesas pessoais. Já em relação aos gastos extras, a maioria (57%) também afirma não saber com precisão o quanto terão de desembolsar no mês, fato que dificulta o planejamento e o controle financeiro do próprio orçamento.

Para o ambiente corporativo, as dificuldades são as mesmas, principalmente nas pequenas empresas que não empregam o orçamento em seu planejamento, conforme destaca Sidney Cohen, diretor da Bit Partner Consultoria Empresarial em artigo publicado recentemente no Portal PME NEWS.

Segundo Cohen, o orçamento não pode ser muito exigente e nem flexível em excesso. Deve ser elaborado com antecedência, por cada setor da empresa, com o objetivo de provisionar as despesas e receitas previsíveis para um período futuro. E tem como grande desafio a precisão, reduzindo a ZERO a “distância” entre valores estimados e apurados no período estabelecido. Contribuindo, assim, para o sucesso da execução da estratégia.

Porém, ele adverte que, assim mesmo, alguns fatores podem comprometer o sucesso do planejamento baseado no orçamento empresarial e não estão imunes a “erros”. Como, por exemplo:

- Medo de sair da “zona de conforto”. Algumas empresas acabam “replicando” o orçamento do ano anterior, em muitos casos, com metas fáceis de serem alcançadas, neste caso limitando o esforço, comprometendo os resultados da empresa.

- Algumas empresas subestimam as ameaças e oportunidades provenientes do ambiente externo (por exemplo, concorrência, mercado, medidas do Governo, dentre outros), que merecem atenção. Elas podem impactar em receitas e despesas futuras.

- Erros de projeção, orçando receitas mais baixas e despesas mais altas e vice-versa, do que as que deveriam ser estimadas de fato.

Confira alguns tipos de orçamentos praticados nas empresas:

1. Orçamento Estático
Bastante limitado, como sugere é estático, uma vez definido, não muda. Aplicado hoje nas pequenas empresas de gestão centralizadora.

2. Orçamento Flexível
O orçamento flexível é bastante aplicado para avaliar as despesas operacionais e de fabricação, podendo ser ajustado a qualquer nível de atividade, antes, durante e depois do período orçamentário.

3. Orçamento Contínuo
É aplicado para um período contínuo, geralmente por um ano, com revisões mensais, trimestrais e até semestrais.

4. Orçamento “Beyond Budgeting”
Aplicado mais em empresas de grande porte, de médio a longo prazo, com o orçamento projetado por 1 ano e meio a 2 anos.

5. Orçamento Base Zero (OBZ)
Em sintonia total com o plano de ação, aplica-se o conceito do “5W,2H”, com as seguintes perguntas: “O que gastar?”, “Onde gastar?”, “Quando gastar?”, “Por que gastar?”, “Quem (qual setor) vai gastar?”, “Como gastar?” e, principalmente, “Quanto gastar?”. Sua elaboração é mais longa, pois parte do “ponto zero”, mas tende a ser mais assertivo, por analisar passo a passo os processos da empresa.


------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto