A importância da assertividade nos relacionamentos interpessoais
A assertividade é “uma competência emocional que determina que um indivíduo consegue tomar uma posição clara, ou seja, não fica ‘em cima do muro’”. Não é incomum que as pessoas confundam o significado de assertividade com “estar certo” ou até mesmo interpretem ser assertivo com ser agressivo.
Seja por hábito ou pela cultura em que fomos criados, grande parte de nós não está acostumada a expressar o que sente ou o que deseja. Quantas vezes acabamos dizendo sim quando, na verdade, gostaríamos de dizer não? Isso é tão corriqueiro que acabamos até mesmo perdendo a conta. Ser assertivo tem muito mais a ver com saber se expressar (sem agredir o próximo) e expor sua opinião sabendo ouvir a do outro, do que com falar o que pensa impulsivamente.” Ser uma pessoa assertiva é saber se posicionar, se expressar e, principalmente, saber dizer “sim” ou “não” quando necessário. Um exemplo de assertividade poderia ser alguns alemães, que, algumas vezes, acabam sendo considerados grosseiros apenas por serem verdadeiros em suas opiniões.
Ao contrário das pessoas assertivas, existem aquelas que acabam sendo agressivas (esperam a situação ficar inviável para então “explodirem”) ou outras que são o extremo oposto, pela falta de posicionamento (submissão). O comportamento que não é agressivo nem passivo é uma ótima definição de assertividade.
Este perfil de profissional é aquele que diz “sim” ou “não” e realmente quer dizer isso. Aquela pessoa que, seja na vida pessoal ou profissional, sabe se comunicar com os outros de forma clara e precisa, passando a mensagem que deseja... Pondera e tem coragem de dizer o que tem que dizer, na hora que tem que dizer e faz isso de tal maneira que em geral consegue o que deseja.
A pessoa assertiva transmite confiança a seu interlocutor, já que o mesmo sabe que pode confiar que a opinião daquela pessoa é verdadeira. Nesses casos, ser assertivo pode significar ganhar o respeito, a admiração e a confiança de terceiros, a redução no número de conflitos causados pela comunicação má executada, a melhora no nível de estresse das relações e, no caso de executivos, uma liderança clara e eficaz.
É muito mais saudável e produtivo ser assertivo do que acabar desencadeando situações de conflito por possíveis explosões ou pela falta de clareza e transparência na comunicação.
------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>