SEGS Portal Nacional

Seguros

Terceira Cível entende que contrato de seguro de vida tem cobertura ampla

  • Domingo, 30 Julho 2017 20:00
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Revista Cobertura
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

 

Por maioria de votos, a Terceira Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Paraíba entendeu que, em casos referentes aos seguros de vida, são vedadas as exclusões de coberturas nas hipóteses de sinistros ou acidentes decorrentes de atos praticados pelo segurado em estado de insanidade mental, de alcoolismo ou sob efeito de substâncias tóxicas. A decisão ocorreu durante sessão realizada na manhã desta terça-feira (25).

A Apelação Cível nº0113123-76.2012.815.2001 teve a relatoria do juiz convocado João Batista Barbosa. O voto divergente da desembargadora Maria das Graças Morais Guedes foi acompanhado pelo desembargador Marcos Cavalcanti.

De acordo com o relatório, o recurso foi interposto pela esposa e filhos do segurado, em face da sentença prolatada pelo Juízo da 14ª Vara Cível da Capital, que julgou improcedentes os pedidos autorais nos autos da Ação de Cobrança combinado com Indenização por Danos Morais ajuizada em face da Companhia de Seguros Aliança do Brasil. O segurado faleceu no dia 31/12/2011, em acidente envolvendo o seu jet-ski e outra embarcação.

Os beneficiários do seguro de vida alegaram, nas razões do recurso, que os seguros contratados em 2002 e 2003 não traziam cláusula excludente de ingestão de álcool, além de descartarem a inexistência de prova de dolo do segurado.

Afirmaram, ainda, que os documentos juntados pela seguradora não poderiam ser considerados como prova, já que se encontravam apócrifos e foram unilateralmente produzidos em data posterior à assinatura do seguro contratado.

Aduzem, também, que conforme cláusula contratual, em caso de morte acidental, a indenização é devida de forma dobrada.

No voto vista, a desembargadora Maria das Graças ressaltou que, embora o inquérito constante nos autos tenha trazido como possível causa do acidente a imprudência da vítima, que navegava em alta velocidade e sob a ingestão de bebida alcoólica, descumprindo as normas de segurança, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) já decidiu, no REsp 1665701/RS, que a morte de um segurado em acidente de trânsito, ocasionado pelo seu estado de embriaguez, não afasta a obrigação da seguradora de pagar o capital segurado aos beneficiários. A magistrada votou pelo pagamento da indenização securitária, todavia na sua forma simples.

“Para o STJ, apesar de o segurado ter falecido em razão de acidente provocado pelo seu estado de embriaguez, permanece a obrigação da seguradora de pagar o capital aos beneficiários, sendo abusiva a previsão contratual em sentido contrário, conforme estabelecem os artigos 3º, § 2º, e 51, inciso IV, do Código de Defesa do Consumidor”, finalizou.

FONTE: Revista Cobertura


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SEGUROS ::

Mar 23, 2026 Seguros

TOKIO MARINE anuncia Vice-Presidência Comercial e…

Mar 23, 2026 Seguros

AGGER revela tendências entre seguros de automóveis:…

Mar 23, 2026 Seguros

CVG-RJ e Starr impulsionam treinamento em seguros de…

Mar 23, 2026 Seguros

CORPe Saúde realiza evento em Jundiaí e fortalece…

Mar 23, 2026 Seguros

Novo Marco Legal do Seguro deve fortalecer o consumidor…

Mar 23, 2026 Seguros

ISB Brasil realiza homenagem às mulheres do setor de…

Mar 23, 2026 Seguros

Por que o risco deixou de ser custo e virou vantagem…

Mar 23, 2026 Seguros

Seguro para obras e reformas deve entrar no…

Mar 23, 2026 Seguros

Cabergs Seguros destaca principais riscos durante a…

Mar 23, 2026 Seguros

Ducon Seguros expande operações e reforça presença no…

Mar 23, 2026 Seguros

Unimed Fesp apresenta solução tecnológica para otimizar…

Mar 23, 2026 Seguros

Tecnologia e IA regulada: por que corretores de seguros…

Mar 23, 2026 Seguros

PASI reforça equipe e nomeia novo Head de Negócios…

Mar 23, 2026 Seguros

Porto Bank encerra hoje pré-venda exclusiva para o…

Mar 23, 2026 Seguros

Contratações de previdência privada crescem entre…

Mar 23, 2026 Seguros

SulAmérica é eleita a operadora de saúde mais amada do…

Mar 23, 2026 Seguros

CEO da RM7 Corretora conquista destaque entre as 50…

Mar 23, 2026 Seguros

Universal Assistance apresenta nova fase da campanha…

Mar 23, 2026 Seguros

Live da HDI Seguros e Yelum ensina técnicas de vendas…

Mar 23, 2026 Seguros

BB Seguros fortalece apoio a projetos incentivados de…

Mais SEGUROS>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version