Logo
Imprimir esta página

Projeto pode dar segurança jurídica as Associações e Cooperativas

A Câmara aprovou envio ao Ministério da Fazenda de requerimento proposto pelo deputado Covatti Filho (PP/RS) solicitando informações sobre os resultados do Grupo de Trabalho constituído pela Susep para debater o Projeto de Lei 4.844/12, que permite aos transportadores de pessoas ou cargas organizarem-se em associação criar fundo próprio, desde que seus recursos sejam destinados exclusivamente à prevenção e reparação de danos ocasionados aos seus veículos por furto, acidente e incêndio, entre outros.

De acordo com o deputado, que é da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), o grupo constituído em 2015 contou com a participação de diversas entidades que assinaram o documento final produzido após intensas discussões e estudos sobre o tema. Mas, até o momento não houve a publicação oficial do documento produzido.

Ele pede que seja apresentada a justificativa para a não publicação do documento, acentuando que a minuta assinada pelos participantes do Grupo de Trabalho aponta “inegáveis” diferenças entre a operação de auxílio mútuo (fundos) e a operação de seguro, estabelecendo assim que são operações distintas. “Mesmo com essa conclusão, a Susep segue autuando associações e cooperativas que constituem fundos com o intuito de atender seus associados e cooperados para a prevenção e reparação de danos ocasionados aos seus veículos. A continuidade da aplicação de multas está baseada em qual premissa?”, questiona o deputado.

O autor do requerimento quer saber ainda quantas autuações foram emitidas e qual o valor total das multas aplicadas, após o fim dos trabalhos realizados pelo grupo.

Na visão do deputado, o projeto em questão vai dar segurança jurídica as associações e cooperativas que constituem auxílio mútuo, também denominado fundo, para auxiliar seus associados.

Ele elogia a criação daquele Grupo de Trabalho por ter sido “primordial para dirimir dúvidas e estabelecer as principais diferenças entre o modelo de seguros aplicado no mercado e a constituição de fundos para atender associados e cooperados”.

------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto