A oncologia pediátrica e seus principais desafios
Fórum promove um olhar sobre as experiências nacionais e internacionais em Oncologia Pediátrica
Realizado a cada dois anos pelo Instituto Desiderata, o Fórum de Oncologia Pediátrica do Rio de Janeiro estará em sua quarta edição em 2017, nos dias 18, 19 e 20 de setembro, no Auditório da Bolsa de Valores do Rio. O evento reunirá cerca de 300 pessoas entre gestores, profissionais de saúde, especialistas nacionais e internacionais e instituições da sociedade civil que, ao longo de três dias, participarão de cursos, encontros de discussão e debate, com o objetivo de influenciar na redefinição ou implementação de políticas públicas que garantam diagnóstico precoce, acesso rápido e tratamento de qualidade do câncer em crianças e adolescentes.
“Sendo o câncer um problema de saúde pública, as melhores estratégias serão aquelas em que sociedade civil, instituições públicas e privadas estiverem envolvidas, valorizando a saúde como um bem público e fundamental para crianças e adolescentes”, lembra a Diretora executiva do Instituto Desiderata, Roberta Costa Marques. Apesar da baixa ocorrência de casos, o câncer ainda é a principal causa de morte por doença na faixa de 5 a 19 anos, mas que pode ser curada com diagnóstico precoce e tratamento de qualidade.
O fórum é resultado dos esforços coletivos do Unidos pela Cura, política de promoção do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil no Rio de Janeiro, formada por uma rede de hospitais especializados, gestores públicos e instituições da sociedade civil. No último evento, em 2015, por exemplo, estiveram em pauta aspectos como a relevância dos indicadores de qualidade em Oncologia Pediátrica, o Plano de Atenção Oncológica no Brasil, a importância da enfermagem para o diagnóstico precoce, os cuidados paliativos e a análise da qualidade do tratamento oferecido na rede pública carioca.
Dentre os organizadores do 4º Fórum de Oncologia Pediátrica, participam a Dra. Teresa Cristina Cardoso, Presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica, que assume a Coordenação Científica do evento, e renomados profissionais e gestores da saúde como integrantes da Comissão Organizadora. Apenas para citar alguns: Dra. Sima Ferman, Chefe do Serviço de Pediatria do INCA - Instituto Nacional do Câncer; Alfredo Scaff, da Fundação do Câncer; Alejandro Arancibia, do Instituto de Câncer Infantil; Isabel Rei Madeira, Presidente da Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro, entre outros.
Com o incentivo da parceria pública, privada e de instituições da sociedade civil, o Fórum tem taxa de contribuição simbólica. Para participar e fazer o credenciamento, os participantes devem fazer sua inscrição no site www.foprio.com.br
------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>