Sustentabilidade para empresas: como desenvolver um plano de gerenciamento de resíduos sólidos
As empresas e indústrias que produzem resíduos sólidos têm a obrigação de elaborar um plano de gerenciamento de resíduos para garantir que não comprometam o meio ambiente. É o que determina a Política Nacional de Resíduos Sólidos na lei Federal nº 12.305/2010. Isso inclui geradores de resíduos industriais, empresas de construção civil, serviços públicos de saneamento básico, resíduos de mineração, qualquer estabelecimento que gere resíduos perigosos, instalações de serviços de transportes e algumas atividades agrossilvipastoris.
Muito se fala em sustentabilidade na construção civil e na importância de ter um bom sistema de gestão ambiental. Isso é importante para evitar que grandes poluições aconteçam e afetem a saúde pública, além da fauna e flora. A lei exige um documento que faz parte do licenciamento ambiental, em que a empresa se responsabilize por todo resíduo que gera, assim é garantido o controle do processo produtivo de forma ambientalmente correta.
Como deve ser o plano de gerenciamento de resíduos?
A empresa deve apresentar as informações gerais sobre o organograma com todas as atividades e procedimento, além de indicar a origem de cada resíduo deve apontar as etapas de separação, armazenamento, como é feito a coleta, o transporte, como é feito o tratamento, o destino final e tudo o que faz parte dos procedimentos realizados.
Para que as empresas não tenham problemas com a lei, é preciso que os colaboradores estejam envolvidos de forma consciente no gerenciamento dessas tarefas, pois o controle e o acompanhamento eficaz não podem se perder no processo. Pode parecer trabalhoso e burocrático, por isso que existem empresas que oferecem planos completos para o gerenciamento de resíduos com tecnologia de ponta usada para simplificar, automatizar e agilizar todo o processo.
Ao optar por uma empresa de gerenciamento de resíduos, toda parte de emissão de relatórios, controle de documentação, monitoramento de licenças de fornecedores, atualização de prazos e vencimentos e muito mais ficará acessível para facilitar a análise e até mudanças estratégicas no planejamento. Além de permitir que a empresa caminhe de forma correta com o meio ambiente.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>