Logo
Imprimir esta página

Saiba como compensar perdas com as mudanças do INSS

Saiba como compensar perdas com as mudanças do INSS

Especialista passa algumas opções para garantir um futuro tranquilo

Com as novas mudanças relacionadas à aposentadoria e à reforma da previdência, muitos brasileiros se perguntam como fica ficará o futuro e quais as possíveis perdas em todo esse contexto. Nesta hora, chega o momento de buscar alternativas que vão garantir uma velhice sem imprevistos. Entre elas, estão a previdência privada, que ajuda no planejamento da aposentadoria e acúmulo de dinheiro para qualquer projeto futuro, e também o seguro de vida, que tem coberturas que, por exemplo, garantem a renda do trabalhador no caso de afastamento temporário do trabalho ou em caso de invalidez. Dalva Beduschi, especialista da Sorella Consultoria e Corretora de Seguros, tira algumas dúvidas sobre essas mudanças e dá algumas dicas. Confira:

Quais são as perdas do trabalhador com as novas regras do INSS?

Entrevistado: O que mais preocupa os brasileiros quando se fala em aposentadoria são as mudanças que já vieram e as que ainda podem acontecer. Novas regras surgem com frequência, e neste caso, nunca se está totalmente seguro de como será o futuro. Dentre as atuais mudanças, as principais são do aumento da idade mínima para reivindicar aposentadoria, que passa a ser de 65 anos tanto para homens quanto para mulheres; já para receber aposentadoria integral, será necessário contribuir por 49 anos; e o tempo mínimo de contribuição passa de 15 para 25 anos. Em contrapartida, ao contratar previdência privada para aposentadoria e seguro de vida para casos de perda de renda e/ou morte, o segurado é que determina quanto quer receber, com a certeza de que as regras não vão mudar ao longo do caminho.

Devo contratar uma previdência privada? É mais garantido? Por quê?

Entrevistado: Sim, porque as regras não mudam e também porque a previdência privada conta com algumas vantagens a longo prazo. A tributação ocorre apenas no resgate, então os valores que você acumula vão se multiplicando ao longo do tempo. Por isso, é um erro comparar rentabilidade de uma Previdência Privada com os tradicionais fundos de renda fixa ou CDBs, pois estes podem ter rentabilidade maior, mas ao mesmo tempo têm o come-cotas de 15% semestral (no fundo de renda fixa) e tributação a cada vencimento e na renovação da aplicação (no caso de CDBs). A vantagem é mais expressiva na previdência privada quando observadas as regras de resgate. Já em relação as garantias, as pessoas pensam que estarão mais seguras adquirindo com o banco, mas o banco só pode vender previdência privada de alguma seguradora parceira. E além disso, o valor que você investe em previdência privada é garantido por um banco, jamais fazendo parte do capital da seguradora. Ou seja, mesmo que acontecesse algo com a sua seguradora, seu dinheiro da previdência continua totalmente seguro.

Como contratar previdência privada?

Entrevistado: Existem algumas formas, mas o ideal é que seja através de um corretor de seguros e previdência privada. Pois ao contratar com um corretor de seguros, ele vai pesquisar em todas as seguradoras as melhores opções em taxas e rendimentos para benefício do cliente. Diferente do banco, que busca vender uma solução única e geralmente com taxas maiores.

Para que serve a previdência privada?

Entrevistado: Ela pode ter múltiplos propósitos. Para garantir uma aposentadoria; aplicar em um projeto futuro, como aquisição de um imóvel ou investimento; para planejamento sucessório, já que a previdência privada não entra em inventário; ou, quando contratado para os filhos, para pagar os estudos.

Como funciona o processo para contratação?

Entrevistado: O corretor vai auxiliar o cliente com o planejamento dentro das possibilidades de investimento. Ou seja, o valor que o cliente deseja acumular ou receber mensalmente no futuro e em quanto tempo ele quer atingir aquele objetivo. Em seguida, o corretor verifica as melhores opções de rentabilidade e taxas. Depois de contratado, acontecem as contribuições mensais e o cliente pode também fazer depósitos esporádicos, além daqueles pagamentos que já são feitos mensalmente, para melhorar os ganhos.

O que a previdência privada assegura?

Entrevistado: A previdência privada assegura um planejamento completo, e não apenas uma carteira de investimentos, já que conta com o apoio de equipes especializadas que cuidam das estratégias e ajustes pela inflação para que o investidor se preocupe apenas com a disciplina de poupar. Além do mais, com a ajuda do corretor, o cliente pode refazer as contas anualmente e conferir se continua no caminho certo.

Qual é o valor?

Entrevistado: O valor a ser investido depende dos objetivos e possibilidades do cliente, sendo bem comum encontrar planos de investimento mensal a partir de R$ 100. Mas é importante ter atenção em relação à rentabilidade e as que podem representar grande diferença no final do período. Aliás, é interessante lembrar que, mesmo investindo pouco, o cliente tem acesso as melhores rentabilidades do mercado. Por exemplo: em 2016, quem investiu na Poupança teve rendimentos abaixo de 9%, enquanto que tivemos fundos de Previdência rendendo 13% ou 14%.

A partir de quanto tempo devo/posso adquirir?

Entrevistado: Quanto antes se contrata, melhor. Na Europa e EUA, por exemplo, é comum que os pais já façam uma previdência privada para seus filhos assim que eles nascem. Isso apresenta a enorme vantagem de poder investir pouquíssimo por mês, mas acumulando grandes quantias, já que há mais tempo para render. Nestes casos, é comum que o jovem chegue a idade de cursar o nível superior com a faculdade já paga ou chegue à vida adulta com a vida financeira mais tranquila.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto