Logo
Imprimir esta página

Cinco erros que podem fazer da sua convenção de vendas um fracasso

Sem o planejamento ideal, o encontro pode ser frustrante tanto para a equipe quanto para a direção da empresa

Basta uma conversa aprofundada com quem atua na área comercial para perceber que quando o assunto é convenção de vendas as opiniões são controversas. Há quem ame esse tipo de encontro e aqueles que odeiam – geralmente em virtude dos eventos mal planejados em que já estiveram.

O consultor empresarial e palestrante Roberto Vilela explica que bastam alguns descuidos para que aquela programação que deveria satisfazer toda a equipe acabe se tornando um momento de desconforto. “São erros mais comuns do que imaginamos e que começam muito antes do evento em si. Esses descuidos colocam em risco não só um momento, mas a motivação e o desempenho de toda a equipe ao longo de meses”, avalia.

Roberto lista cinco erros que precisam ser evitados na realização de uma convenção de vendas:

1 - Sem planejamento antecipado
“Muita gente acha que dá para pensar em tudo alguns dias antes do encontro. O que acontece nestes casos é que a convenção se torna monótona e massiva: não há uma programação diferenciada, o local não foi pensado para motivar a equipe, a comunicação acaba confusa. Os participantes perdem o interesse já nas primeiras horas e é comum que nenhum resultado seja colhido depois”, explica o consultor.

2 - Não há o olhar de um profissional sobre o negócio
As palestras precisam ser mescladas: temas técnicos com pitadas de motivação e exemplos que motivem. “Neste caso, a melhor opção é contratar o trabalho de um palestrante profissional, que tenha experiência quando o assunto é a área comercial e estude as melhores maneiras de motivar a equipe. Sem contar que alguém de fora tem muito mais impacto do que um integrante da empresa quando o assunto é palestra motivacional”, diz.

3 - Apresentação errada das metas
Roberto lembra que não se pode apenas impor as metas, é preciso conquistar a atenção e comprometimento do time de vendas. “Para isso, não adianta apenas dizer que determinado resultado deve ser atingido. É preciso levar em conta o lado comportamental dos envolvidos, mostrar que é possível. Empurrar algo goela abaixo só faz com que os vendedores se sintam pressionados”, explica.

4 - Engajamento pelos motivos errados
O consultor lembra ainda que é preciso motivar a equipe pelos motivos certos. “Não tem a ver apenas com recompensa financeira. Uma meta deve ter uma boa explicação e o planejamento estratégico é o que deve estar por trás dela. Qual o propósito do seu negócio? O que conseguiremos se chegarmos até este ponto? A partir daí fica mais claro para a equipe o porquê de se empenhar para buscar determinado resultado”, aconselha.

5 - Faça rir, mas faça pensar
Segundo Roberto, este é um erro comum em grande parte das empresas. “Assim como há convenções em que o único assunto é a imposição de resultados, existem aquelas que se tornam um grande happy hour. No planejamento desse tipo de encontro não se deve ser oito nem oitenta. O ideal é mesclar as duas coisas: lazer e trabalho. Se as palestras são apenas divertidas e não há um fundo de motivação ou uma ligação com o negócio, certamente será perda de tempo e dinheiro”, finaliza.

Sobre o consultor
Roberto Vilela é consultor empresarial e especialista nas áreas de recrutamento de profissionais e estratégias comerciais. Em 2000 fundou junto com Berenice Cristina Buerger, a Mega Empresarial. Localizada em Blumenau (SC), mas com atuação em todo o Brasil, a consultoria trabalha com headhunter, consultoria comercial, treinamentos vivenciais e palestras. Em muitos dos trabalhos que realiza, alia a paixão pela corrida, que pratica regularmente há mais de seis anos, às lições que a prática traz para os negócios.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto