SEGS Portal Nacional

Seguros

Marketing precisa encarar seus desafios e rever estratégias

  • Segunda, 30 Março 2026 15:33
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mariana Primi Haas
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Por Alain S. Levi*

Todo ano é a mesma coreografia: empresas que passam 360 dias em silêncio decidem, de repente, que são as maiores entusiastas do samba. É o chamado marketing de oportunidade que, na prática, costuma ser apenas oportunismo barato. Mas, quando a bateria para de tocar, o que sobra de real para o consumidor além de um vácuo de relevância?

Carrego 30 anos de estrada e uma lição amarga: quem vive de aplauso imediato e não aposta em consistência, amarga sempre o alto preço do silêncio. O que vejo hoje são empresas perdendo a mão e a autenticidade nessa ânsia oportunista e antiquada. Não se engane: perseguir cada data do calendário e tentar se enfiar em toda conversa, custe o que custar, não gera resultado confiável. Mesmo gerando muita espuma. Com as ferramentas de Marketing disponíveis no mundo atual, gerar engajamento vazio é relativamente fácil, difícil é construir uma marca que o consumidor respeite e continue se relacionando quando a festa acaba.

Trocar a construção de um legado sólido por campanhas de oportunidade, independente do tamanho do investimento, é o que eu chamo de "fantasias de cordeiro": Marcas que tentam parecer "da galera" ou mesmo boazinhas e sustentáveis apenas em hiatos isolados.

Marketing não é mais sobre surfar a onda, é sobre ter fôlego para nadar no mar revolto do cotidiano. Se a sua participação em um grande evento não for uma expressão real do que a sua empresa já é, do que ela acredita e, principalmente, do que faz nos outros 365 dias do ano, você não está fazendo marketing. Você está apenas desfilando fantasiado.

A conta é simples: seus valores precisam gerar valor. Se você prega diversidade no Carnaval, como está o seu RH em julho? Se você levanta a bandeira da sustentabilidade na semana do meio ambiente, como é o seu descarte de resíduos numa terça-feira comum? No jogo da construção de legado, não ganha quem tem o carro alegórico mais bonito. Ganha quem permanece relevante quando a música para, as luzes se apagam e o público volta para casa.

*Alain S. Levi é fundador e CEO da Motivare e autor do livro Marketing sem blá blá blá: inspirações para a transformação cultural na era do propósito


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SEGUROS ::

Mar 30, 2026 Seguros

TOKIO MARINE passa a ofertar Seguros de Vida e…

Mar 30, 2026 Seguros

QUIVER by DIMENSA: Plataforma unifica dezenas de…

Mar 30, 2026 Seguros

TOKIO MARINE promove encontro estratégico com…

Mar 30, 2026 Seguros

Minas impulsiona crescimento da TOKIO MARINE, que…

Mar 30, 2026 Seguros

Agenda da Susep reforça papel do seguro no…

Mar 30, 2026 Seguros

Setor de seguros ultrapassa R$ 760 bilhões em…

Mar 30, 2026 Seguros

Mapfre promove roadshow no Sul para estreitar…

Mar 30, 2026 Seguros

Seguro garantia ajuda PMEs a preservar o caixa em…

Mar 30, 2026 Seguros

allseg amplia portfólio com lançamento de seguro de…

Mar 30, 2026 Seguros

Capitalização ganha espaço nas grandes datas do varejo…

Mar 30, 2026 Seguros

Sincor SC realiza cerimônia de posse da nova diretoria…

Mar 30, 2026 Seguros

CMO Summit 2026 conta com participação do Instituto de…

Mar 30, 2026 Seguros

Lucro do Grupo Austral cresce 24% e atinge R$ 148…

Mar 30, 2026 Seguros

Assistência à saúde em São Paulo soma 14.032 incidentes…

Mar 30, 2026 Seguros

O caos invisível nas empresas

Mar 30, 2026 Seguros

ANSP empossa 22 novos acadêmicos durante a Noite…

Mar 30, 2026 Seguros

ApliCap marca presença no South Summit Brazil e amplia…

Mar 30, 2026 Seguros

É hora do marketing encarar o espelho

Mar 30, 2026 Seguros

Chad Hesters, presidente global da Boyden, destaca…

Mar 30, 2026 Seguros

Tecnologia e empreendedorismo marcam o segundo dia da…

Mais SEGUROS>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version