Como melhorar a experiência do cliente em serviços de autoatendimento
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Lyzie Vitorino
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
Em ambientes digitais e operações sem funcionários, a jornada de compra bem estruturada é decisiva para fidelização e aumento das vendas
O atendimento ao cliente é essencial em qualquer negócio, mas como oferecer uma experiência memorável quando o assunto é autoatendimento? O levantamento da Opinion Box realizado em parceria com a Payface em 2025, mostra que 64% dos consumidores brasileiros já utilizaram algum tipo de autoatendimento no varejo físico. Para Guilherme Mauri, CEO da Minha Quitandinha, startup de tecnologia para o varejo que opera no modelo de franquias de minimercados autônomos, com cerca de 800 unidades espalhadas pelo Brasil, a experiência do usuário se torna o principal diferencial para a fidelização neste tipo de serviço.
“O autoatendimento está cada vez mais presente no dia a dia do consumidor, como os mercadinhos autônomos em condomínios e empresas. Para empreendedores, este modelo representa uma oportunidade de abrir o próprio negócio sem precisar comprometer horas do dia no balcão. No entanto, para ter sucesso, não dá para focar apenas nos produtos e deixar a experiência do cliente em segundo plano. Afinal, é a satisfação do consumidor que garante retenção e recorrência. Sem poder contar com a simpatia de um vendedor, o autoatendimento exige tecnologia, agilidade e personalização para conquistar a clientela”, explica o executivo.
A seguir, Mauri lista cinco dicas para uma jornada de compras nota dez, confira:
Invista em tecnologia
A tecnologia desempenha um papel fundamental na melhoria da experiência do cliente de autoatendimento. O consumidor precisa conseguir realizar a compra com autonomia e fluidez. Por isso, da mesma maneira em que se investe em treinamento de pessoas, é necessário investir em inovação para se destacar entre os concorrentes. Como o seu negócio pode tornar a experiência de compra ainda melhor? Por meio de recursos como inteligência artificial, machine learning e análise de dados, os desenvolvedores podem criar experiências mais personalizadas, envolventes e confiáveis. A tecnologia tem que facilitar, não dificultar o processo.
Faça testes
Quem são os seus clientes? Mauri explica que testar o sistema com uma variedade de usuários é fundamental para descobrir onde é possível melhorar. “Por exemplo, nos mercadinhos de condomínios nosso público varia de crianças a idosos, por isso, foi muito importante testar o sistema exaustivamente com diferentes perfis de usuários para identificar quaisquer problemas ou barreiras que dificultassem a experiência para algumas pessoas", destaca.
Foco na linguagem
O CEO de Minha Quitandinha reforça a importância de utilizar uma linguagem clara e objetiva ao longo de toda a jornada de compra. “Textos e instruções precisam ser fáceis de entender. Se o cliente tiver que ler duas ou três vezes para compreender qual é o próximo passo, muito provavelmente aquela venda foi perdida. E a questão não é pressa, é confiança: quando o consumidor não entende o processo, ele não se sente seguro”, explica.
Dados e ofertas
Uma das vantagens de algumas tecnologias de autoatendimento são os dados. “Sendo assim, por que não utilizá-los para estruturar ofertas e descontos exclusivos? Quando o usuário entende que, ao utilizar um sistema, tem acesso a benefícios que não estão disponíveis em outros canais, a experiência deixa de ser apenas funcional e passa a ser estratégica, tornando o sistema uma escolha natural nas próximas interações”, avalia.
Ofereça suporte
Para finalizar, o executivo destaca que, seja em uma loja online, em um totem de atendimento ou em um minimercado de condomínio, é fundamental que o cliente tenha acesso a um suporte rápido e descomplicado sempre que necessário. “O consumidor precisa saber que pode contar com ajuda. Autoatendimento não significa estar sozinho, mas ter autonomia. O empreendedor precisa estar presente, ainda que à distância. Isso faz toda a diferença”, conclui.
Sobre a Minha Quitandinha
A Minha Quitandinha é uma startup de tecnologia em varejo que atua no modelo de franquia de minimercado autônomo. Fundada em 2020, em Balneário Camboriú (SC), a rede de franquias funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, sem intermediários para a realização das compras, com o propósito de proporcionar conveniência, qualidade e segurança a complexos residenciais ou comerciais. Como potencializador de fidelização, passa a explorar um novo conceito: o mercado de super proximidade, que aposta no protagonismo do consumidor e no investimento constante em tecnologias de ponta para oferecer um atendimento cada vez mais assertivo e personalizado. Em 2025, a Minha Quitandinha anunciou a fusão com a Onii, formando a nova gigante do varejo autônomo.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>