Logo
Imprimir esta página

Governança automatizada: a estrutura necessária para vender seguros em escala

Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Com a oferta digital de seguros em alta, a clareza para o consumidor e o controle regulatório deixam de ser diferenciais. Plataformas especializadas surgem como infraestrutura para garantir essa segurança em escala

A digitalização financeira no Brasil acelera a maneira como os consumidores acessam serviços. Transações que antes precisavam de idas a agências agora são concluídas em poucos toques na tela do celular. Esse movimento incluiu a venda de seguros e assistências, produtos antes considerados complexos e de venda pessoal. Hoje, eles são oferecidos de forma integrada por aplicativos de bancos digitais, marketplaces, grandes varejistas e operadoras.

Esse modelo de distribuição em larga escala, conhecido como massificado, traz também um desafio: como garantir que milhões de contratos, feitos de forma rápida e digital, cumpram rigorosamente as regras do setor e, mais importante, sejam compreendidos pelos clientes? Além da tecnologia a questão envolve a capacidade de traduzir jargões jurídicos, apresentar coberturas e exclusões com clareza absoluta e gerir uma operação que atenda aos requisitos de órgãos reguladores como a Susep.

Muitas empresas identificam a oportunidade de vender seguros em seus canais, mas esbarram na regulamentação. “Desenvolver uma infraestrutura interna segura e compatível com as normas é um processo lento e custoso. O risco é alto, falhas na comunicação de cláusulas contratuais, na gestão de sinistros ou na conciliação financeira podem resultar em reclamações em massa, multas e danos à reputação da marca”, analisa Rubens Nogueira, cofundador da SSI Massificados, plataforma de sistemas e soluções integradas.

A solução para esse impasse é a parceria com plataformas especializadas que atuam como núcleo da operação. Empresas como a SSI Massificados, fundada em 2020 a partir da união de grupos com experiência no setor, oferecem a estrutura tecnológica e consultiva para que varejistas, fintechs e operadoras ofereçam esses produtos com agilidade, mas dentro do necessário rigor.

A plataforma funciona como uma ponte que conecta o canal de distribuição às seguradoras e empresas de assistência. Todo o trajeto é coberto: da apresentação clara do produto no momento da venda ao processamento da adesão, da gestão automatizada dos pagamentos recorrentes ao suporte ao cliente. A governança é embutida no sistema, que segue parâmetros para assegurar a transparência e a conformidade em cada etapa.

“Um dos pontos decisivos em seguros massificados é a gestão do ciclo de vida do contrato. A tecnologia permite, por exemplo, que a renovação da apólice ou a suspensão da cobertura por inadimplência ocorram de forma automática e rastreável, com comunicação adequada ao consumidor”, afirma Rubens. Segundo o especialista, relatórios detalhados dão visibilidade total à operação para o parceiro comercial, enquanto a conciliação financeira com as seguradoras é centralizada.

O suporte regulatório é outro componente oferecido. Uma equipe dedicada acompanha as mudanças no setor, auxilia os parceiros a se adaptarem e a estruturarem processos licitatórios para a escolha de fornecedores de seguros. “O objetivo é transferir a expertise técnica e jurídica para permitir que a empresa focada em seu negócio possa expandir sua receita de forma segura e recorrente com os produtos financeiros”, acrescenta Rubens.

A tendência global de incorporar serviços financeiros a plataformas não bancárias, o embedded finance, ganha força. Um relatório da Juniper Research estima que esse modelo movimentará mais de US$ 250 bilhões no mundo até 2028. No Brasil, a resiliência da governança, a clareza contratual e a transparência para o cliente não são mais opcionais. São a base sobre a qual se constrói a confiança no modelo de seguros massificados, e a tecnologia especializada se apresenta como o meio mais ágil para alcançá-la.

Sobre a SSI Massificados

Fundada em 2020, em São Paulo, a SSI é uma plataforma tecnológica que conecta canais de distribuição – como varejistas, fintechs e operadoras – a fornecedores de produtos financeiros, como seguradoras, bancos e empresas de assistência. Resultado da aliança entre Sonntag, RN e GTI Solution em uma parceria que combina competências, a SSI reúne décadas de experiência no setor e atua como integradora e gestora de operações massificadas, com soluções que automatizam desde a adesão até a cobrança, conciliação e controle de inadimplência.

Com tecnologia modular, gateway de pagamento próprio e equipe especializada, a empresa já atende clientes como PicPay e Lojas TopFama e se prepara para ampliar sua atuação no Brasil e no exterior.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2026 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto