Fenacor participa de imersão internacional do mercado de seguros
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por ENS
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
No dia 19 de janeiro, a Escola de Negócios e Seguros (ENS) desembarcou em solo italiano com uma nova delegação de profissionais brasileiros, para participação na imersão internacional “Mercado Europeu de Seguros a Partir da Experiência Italiana: Inovação, Sustentabilidade e Tecnologia”. Participaram o presidente e o vice-presidente Financeiro da Fenacor, Armando Vergilio e Robert Bittar.
Promovida em parceria com a Università degli Studi Internazionali di Roma (UNINT) e a Università degli Studi di Firenze (UNIFI), com apoio da Associação Internacional de Direito do Seguro (AIDA), o treinamento inédito percorreu três cidades: Roma, Florença e Trieste.
A turma reuniu personalidades do mercado brasileiro de seguros, majoritariamente juristas renomados, que acompanharam sessões dedicadas a temas efervescentes do setor.
A primeira etapa do curso aconteceu em Roma, nos dias 19 e 20, com atividades na UNINT. A abertura foi conduzida pela diretora de Ensino da ENS, Maria Helena Monteiro, e pela reitora da universidade anfitriã, Mariagrazia Russo, que deram as boas-vindas aos participantes.
Na sequência das atividades iniciadas em Roma, a imersão internacional da Escola de Negócios e Seguros (ENS), na Itália, seguiu ao norte do país, para a etapa em Florença. No berço do Renascentismo, a comitiva brasileira acompanhou dois dias intensos de estudos, na Università degli Studi di Firenze (UNIFI).
As primeiras sessões, no dia 21, foram dedicadas à pauta ASG. Os participantes analisaram políticas de sustentabilidade aplicadas ao mercado de seguros sob as perspectivas das seguradoras e dos segurados, além dos critérios de governança adotados no mercado italiano.
A programação contou com debates sobre seguros de danos (Property & Casualty), com foco nos impactos das mudanças climáticas, nos eventos catastróficos e no crescimento dos seguros paramétricos no cenário europeu.
Os conteúdos foram ministrados pelos professores Giovanni Luchena, Sara Landini, Elisa Verdelli e Claudia Milli, que abordaram como o mercado local tem incorporado variáveis ambientais e de sustentabilidade à subscrição, à precificação de riscos e ao desenvolvimento de produtos.
No dia seguinte, 22, a programação acadêmica avançou para temas ligados ao futuro do setor. Foram abordadas reflexões sobre longevidade e seus impactos nos seguros de vida, saúde e integridade física, bem como as transformações no seguro automotivo diante do avanço dos veículos autônomos.
O grupo pode acompanhar comparações entre a legislação brasileira, o ordenamento italiano e as principais diretivas da União Europeia, permitindo compreender diferenças regulatórias, pontos de convergência e tendências com potencial impacto sobre o mercado de seguros global.
As aulas foram conduzidas pelos professores Niccolò Pellini, Emilia Giusti e Marcelo Barreto Leal.
A etapa em Florença foi concluída com a entrega de certificados aos participantes. A cerimônia contou com as presenças de Armando Vergilio, Robert Bittar (que também é vice-presidente da ENS); da diretora de Ensino da escola, Maria Helena Monteiro; e da professora da UNIFI, Sara Landini.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>