Logo
Imprimir esta página

Fim do DPVAT deixa lacunas e amplia papel do corretor de seguros

O mercado oferece opções de cobertura, mas a informação ainda é o principal desafio para proteger vítimas.

Mesmo com a extinção do DPVAT em 2024, vítimas de acidentes de trânsito continuam enfrentando dificuldades para obter indenizações e atendimento adequado. Em entrevista ao Cqcs, Carlos Valle, presidente do Sincor-PE e vice-presidente da Fenacor, explica quais alternativas de cobertura estão disponíveis no mercado de seguros e como o corretor pode orientar o segurado para evitar lacunas de proteção que deixem o cliente desamparado em caso de sinistro.

De acordo com o executivo, o fim do DPVAT não afetou quem já possui seguro, mas atingiu diretamente pedestres, motociclistas, ciclistas, passageiros e famílias inteiras. Para ele, quem mais sofre no trânsito fica sem proteção. “O DPVAT era o único amparo de quem não tinha escolha. Sem ele, a vítima precisa provar culpa, enfrentar a Justiça ou ficar sem nada. Isso não é economia. É exclusão”, enfatiza.

A principal preocupação, segundo Valle, está na lacuna de proteção deixada para as vítimas de acidentes. “Para quem não precisa de dinheiro, não iria fazer tanta falta, mas a maioria das pessoas são pessoas humildes e esse dinheiro é importantíssimo para que essas pessoas possam custear seus tratamentos, que hoje são muito caros”, afirma.

Nesse cenário, o setor de seguros, em conjunto com os corretores, pode apresentar soluções mais adequadas para garantir segurança financeira e amparo imediato às vítimas de trânsito.

“Seguro de acidentes, de passageiros, existe hoje quem faça seguro para morte, invalidez e despesas médicas, mesmo para motociclistas. Ou seja, independentemente de haver um causador terceiro ou a própria pessoa ter sido única nesse sinistro, não poder comprovar a responsabilidade de outras pessoas, existe quem faça esse tipo de seguro, que é para condutor e passageiro”, explica o executivo.

Segundo Valle, essas modalidades também são indicadas para transporte escolar, motoristas por aplicativo e taxistas. Já o seguro pessoal pode abranger tanto o motorista quanto os passageiros. Para ele, o corretor assume um papel central como difusor desse tipo de informação. “É importante o corretor fazer o cumprimento do seu papel de agente do bem-estar social. E aí serve um alerta, nesta própria matéria, de informar aos corretores o que está acontecendo e a oportunidade que se tem de fazer negócio e proteger as pessoas”, destaca.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2026 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto