Três sinais de que seu time precisa de atenção psicossocial
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Thais Cipollari
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
A equipe pode estar pedindo ajuda mesmo sem dizer uma palavra; há sinais silenciosos que indicam riscos psicossociais e exigem atenção urgente das lideranças
Dados apresentados pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e pelo Escritório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil, mostram que os benefícios por incapacidade temporária associados à saúde mental no trabalho mais do que dobraram no último biênio, passando de 201 mil em 2022 para 472 mil em 2024, um aumento de 134%. Nesse sentido, a nova atualização da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1), que entra em vigor em maio de 2026, torna obrigatória a identificação e gestão dos riscos psicossociais nas empresas.
Dr. Marco Aurélio Bussacarini, médico especialista em saúde ocupacional e CEO da Aventus Ocupacional, reforça que “os riscos psicossociais não são invisíveis, eles se manifestam no comportamento, na produtividade e nas relações interpessoais. Ignorar esses sinais é negligenciar a saúde mental do time e comprometer a sustentabilidade da organização”.
De acordo com o médico existem três sinais que não podem ser ignorados:
- Queda repentina de produtividade
Funcionários antes engajados passam a entregar menos, sem motivo aparente. Isso pode ser reflexo de estafa emocional ou sobrecarga silenciosa, fatores que, se não tratados, evoluem para quadros clínicos como burnout e depressão.
- Conflitos constantes entre colegas
Tensão no ambiente, pequenas divergências ou grandes discussões, indicam um clima emocionalmente desgastado no ambiente de trabalho. A comunicação agressiva ou omissa é um dos gatilhos de sofrimento psíquico nas equipes.
- Afastamentos recorrentes ou pedidos de desligamento
A falta de motivação, burnout e exaustão emocional, estão entre as principais causas de rotatividade. Isso impacta no clima organizacional e na produtividade da empresa.
Os dados do estudo da OIT e do MPT reforçam essa tendência e mostram que entre os afastamentos acidentários relacionados ao trabalho, sendo reações ao estresse responsável por 28,6% dos casos, seguida de ansiedade (27,4%), episódios depressivos (25,1%) e depressão recorrente (8,46%).
O especialista recomenda um conjunto de práticas que podem fortalecer a saúde mental e reduzir riscos psicossociais:
- Mapeamento de riscos psicossociais
- Capacitação de lideranças para gestão humanizada
- Escuta ativa e canais de apoio emocional
- Monitoramento de indicadores de clima e absenteísmo
“Cuidar da saúde mental no trabalho é mais do que cumprir uma norma, é garantir que as pessoas tenham condições reais de produzir, colaborar e se desenvolver com segurança nas empresas”, conclui, Dr. Bussacarini.
Sobre Dr. Marco Aurélio Bussacarini
Graduado em Medicina pela UNICAMP e especialista em Medicina Ocupacional pela USP, Marco Aurélio Bussacarini é médico, empreendedor e especialista em administração hospitalar e gestão de empresas, com um histórico robusto tanto no setor público quanto privado. Sua carreira inclui experiências significativas como gestor de saúde no Ministério da Saúde e liderança em várias iniciativas no setor privado, incluindo a fundação e direção de cooperativas médicas e de crédito. Ele é fundador e CEO da Aventus Ocupacional.
Sobre a Aventus Ocupacional
Pioneira no segmento B2B de Saúde e Segurança do Trabalho (SST), a Aventus Ocupacional tem 25 anos de mercado. A companhia se destaca pela integração completa entre medicina ocupacional e segurança do trabalho, atendendo uma vasta gama de clientes em diversos setores como transporte, educação, alimentação, saúde e indústria.
Na vanguarda da digitalização do atendimento SST, a Aventus Ocupacional utiliza tecnologia de ponta, incluindo uma plataforma EAD para treinamentos online. Nos últimos anos, a empresa tem se destacado por sua inovação no atendimento às demandas legais e operacionais do setor de medicina ocupacional.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>