Logo
Imprimir esta página

Comunicação e saúde mental: impactos diretos na sua carreira em 2026

Juliana Algodoal - Crédito: Vivian Koblinsky Juliana Algodoal - Crédito: Vivian Koblinsky

Nunca se falou tanto em comunicação no ambiente corporativo e, ainda assim, ela segue falhando entre os executivos. O resultado aparece em líderes sobrecarregados, equipes desalinhadas e profissionais emocionalmente exaustos. Não por acaso, em 2026, comunicar bem deixa de ser discurso e passa a ser uma escolha estratégica para quem quer preservar saúde mental, sustentar a liderança e destravar resultados.

Para Juliana Algodoal, fonoaudióloga e especialista em comunicação corporativa e linguagem no trabalho, a forma como nos comunicamos no trabalho não é apenas um ‘skill’. Ela tem consequências diretas na experiência das pessoas e na capacidade de ajudar uma carreira prosperar. “A comunicação no trabalho vai muito além de ser claro ou ter boa oratória. Ela determina como são interpretadas mensagens difíceis ou tensas, como a equipe percebe apoio ou rejeição, se conflitos são resolvidos ou agravados e até mesmo se as expectativas são compreendidas ou geram frustrações. Quando a comunicação falha nesses pontos, o impacto se reflete em sentimentos como: insegurança, ansiedade e exaustão emocional”, exemplifica.

O que Juliana observa na prática também aparece nas tendências globais. Segundo o relatório Mastering Communication in 2026, publicado pela Inc. Magazine, uma das publicações de negócios mais respeitadas dos Estados Unidos, empresas que negligenciam a comunicação sofrem impactos diretos em performance, rotatividade, conflitos internos, perda de produtividade e desgaste emocional. Não à toa ela sugere incluir melhorar a comunicação como meta para 2026. “Todo começo de ano a gente fala de produtividade, saúde e carreira. Mas quase ninguém inclui a comunicação e ela é justamente o eixo que conecta todas essas metas”, afirma.

Segundo a fonoaudióloga, é preciso coragem para se comunicar bem, coragem para ouvir, ajustar o próprio tom, acolher feedback e observar o impacto das palavras na saúde mental das equipes. “Talvez por isso seja tão difícil ter isso como meta, mas é essencial incluir o desenvolvimento da comunicação no planejamento anual, uma vez que a comunicação falha é a raiz dos principais problemas corporativos. Treinamentos pontuais não criam mudança, é necessário um processo contínuo de prática e consciência”, reforça.

Ainda de acordo com Juliana, muitos profissionais sofrem emocionalmente por não entenderem como são percebidos e isso também pode ser uma falha na comunicação. “As pessoas acreditam que falar é simples porque sempre falaram. Mas a forma como falamos tem impacto direto na nossa saúde mental e na das pessoas com quem trabalhamos”, explica. E continua: “comunicação não é só ferramenta profissional, é também autocuidado. Quando falamos com consciência e escuta ativa, criamos ambientes mais saudáveis, produtivos e humanos. Não existe liderança sustentável sem comunicação responsável”, ressalta.

A fonoaudióloga reforça que começo de um novo ano é um momento clássico para revisar metas pessoais e profissionais e que inserir a comunicação como uma meta de desenvolvimento significa revisar hábitos de fala e escuta, entender como as palavras e os tons influenciam, desenvolver consciência sobre como sinais verbais e não verbais afetam relações e buscar habilidades que diminuam gatilhos de estresse. “Além disso, a fonoaudiologia aplicada à comunicação, pode ajudar executivos a identificar padrões de fala que geram insegurança, melhorar a resiliência em situações tensas e tornar mais eficaz a expressão de limites e necessidades, algo essencial quando se fala de bem-estar emocional no trabalho. Portanto, essa meta não só irá melhorar a performance, como pode prevenir esgotamento emocional e dificuldades de relacionamento no trabalho ao longo do ano. E é exatamente por isso que investir em uma comunicação eficaz deve passar a ser uma prioridade também de saúde mental. Para 2026, desenvolver essa habilidade não é apenas uma vantagem competitiva, é um investimento no próprio equilíbrio emocional”, conclui.

Sobre Juliana Algodoal

Considerada uma das maiores especialistas em Comunicação Corporativa do país, Juliana Algodoal é PhD em Análise do Discurso em Situação de Trabalho – Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem e fonoaudióloga pela PUC/SP e fundadora da empresa Linguagem Direta*. Acumula mais de 35 anos de experiência no desenvolvimento de projetos que buscam aprimorar a interlocução no ambiente empresarial - tendo como clientes grandes companhias, como BASF, Porto Seguro, Novartis, Pfizer, Aché, Itaú, Citibank, Unimed Nacional, Samsung, dentre outras. É coautora do livro Thought Leadership: muito além da influência e presidente do conselho de administração da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2026 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto