Logo
Imprimir esta página

Novo formato do CNPJ amplia desafios para áreas de TI dos bancos

Em meio às evoluções do Pix e do Open Finance, bancos, instituições de pagamentos e seguradoras têm mais desafio de alta sensibilidade: o de prepararem seus sistemas para receberem, lerem, calcularem o dígito verificador e armazenarem o novo CNPJ – Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas -, que passará a ser alfanumérico. A Receita Federal do Brasil (RFB) começará a implantar a mudança em julho em 2026.

“Essa mudança é complexa porque mexe no coração das instituições, ou seja, nos seus programas e bancos de dados, além das interfaces. Um outro ponto é que se trata de fazer adequações em sistemas que estão rodando. É diferente e tende a ser mais arriscado do que implantar algo novo como o Pix, que se integra ao que já existe”, afirma Camille Ocampo, diretor executivo da Capco, consultoria especializada em gestão e tecnológica para o setor financeiro.

Em 2024, a RFB publicou a Instrução Normativa nº 2229, que estabelece o formato alfanumérico. De acordo com a Receita, a mudança se deve à demanda crescente por números de CNPJ, o que gera a necessidade de mais combinações. “O atual permite 100 milhões de combinações, sendo que 60 milhões já foram usados. Se a demanda atual for mantida, as possiblidades terminam em 2033”, explica Ocampo.

Segundo ele, os maiores riscos para muitas das instituições estão nas mudanças de muitos códigos dos seus programas, sendo que muitos desses são antigos e podem não ter documentação atualizada. “Isso torna difícil identificar até mesmo quais podem ser alteradas e pode gerar erros e impactar no funcionamento dos sistemas e das bases de dados”, afirma Camille Ocampo.

Nesse contexto, a Inteligência Artificial Generativa se destaca como uma aliada. "Em nossos clientes, temos aplicado um framework que utiliza IA Generativa para simplificar o processo, identificando automaticamente as alterações necessárias, facilitando a atualização dos códigos, a documentação e aprimorando os testes de segurança. Com isso, mitigamos riscos e aceleramos a entrega," explica Ocampo.

"Como os bancos estão envolvidos em diversos projetos, o processo de adaptação, testes e implementação segura para operar com o novo CNPJ pode levar meses. No entanto, alguns já iniciaram seus preparativos, o que facilita essa transição", conclui o executivo.

Sobre a Capco

A Capco, uma empresa da Wipro, é uma consultoria global de tecnologia e gestão focada nas indústrias de serviços financeiros e energia. A Capco atua na interseção entre negócios e tecnologia, combinando pensamento inovador com conhecimento inigualável do setor para apoiar clientes nos setores de bancos e pagamentos, mercados de capitais, gestão de patrimônio e ativos, seguros e energia. Ajudamos nossos clientes a simplificar a complexidade para enxergar um caminho claro à frente e criar soluções que lhes permitam transformar seus negócios e construir um legado duradouro de sucesso.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2026 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto