Logo
Imprimir esta página

Menos da metade das PMEs usa dados para decisões estratégicas, alerta especialista

Um estudo da IBM realizado com CEOs de 30 países, incluindo o Brasil, mostrou que apenas 43% das empresas estão utilizando inteligência artificial como base para decisões estratégicas. O resultado dialoga com outro levantamento da Microsoft, que revelou um contraste existente nas pequenas e médias empresas nacionais. Embora 74% dos gestores utilizem dados automatizados com frequência, apenas 33% transformam essas informações em decisões estratégicas.

A combinação dos dois estudos mostra um cenário comum tanto entre grandes organizações quanto entre PMEs. Os números estão cada vez mais acessíveis, mas a capacidade de transformá-los em insights práticos ainda é limitada. Segundo Carlos Schmiedel, CEO da Draiven, startup de inteligência artificial especializada em transformar dados corporativos em insights para tomada de decisão, o desafio do uso inteligente de informações não está apenas no acesso à tecnologia, mas na cultura de decisão das organizações.

“Menos da metade das PMEs usa dados para tomar decisões. As empresas até têm acesso a ferramentas digitais, mas não conseguem transformar isso em vantagem competitiva. Quando a decisão é tomada apenas pela intuição, perdem-se velocidade, previsibilidade e eficiência", destaca o executivo.

Falta de visão estratégia

Schmiedel relembra que, segundo o Mapa da Digitalização das PMEs, divulgado há dois anos pelo Governo Federal, uma das frentes mais exploradas por empresas maduras no ambiente digital é a análise de informações estruturadas e não estruturadas, com apoio de ferramentas de big data e machine learning. Nas pequenas e médias empresas brasileiras, entretanto, essa realidade é diferente, pois fazem essa coleta de forma sistemática em suas relações com clientes e fornecedores.

"Embora o cenário ainda seja desafiador, tivemos uma melhora em comparação com 2023. Naquele ano, cerca de 23% das empresas possuíam planos formais para uso de dados, com rotinas de relatórios gerenciais e sistemas de suporte à decisão. Outros 37% apresentavam esses números em reuniões estratégicas, mas eles eram apenas um argumento a mais nas decisões. Hoje, uma PME pode usar IA para identificar gargalos e indicar efetivamente quais caminhos seguir", acrescenta o CEO da Draiven.

Para o executivo, o movimento é positivo, mas insuficiente diante da velocidade do mercado mundial. “As pequenas e médias empresas brasileiras já estão no ambiente digital, mas, no geral, ainda não estão no ambiente decisório orientado por dados. O próximo passo é transformar informação em ação, porque só assim a inteligência artificial deixa de ser uma promessa e passa a ser uma ferramenta de resultado.”


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2026 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto