Logo
Imprimir esta página

Apenas 4,5% das PMEs brasileiras alcançam alta eficiência digital (Destaque)

Foto: Reprodução/Freepik Foto: Reprodução/Freepik

Mesmo com a digitalização atingindo 70% do setor, a lentidão na adoção de tecnologias emergentes atinge 95,5% das Pequenas e Médias Empresas devido aos obstáculos de conectividade.

Diante dos avanços no mercado da tecnologia e das mutações no comportamento do consumidor, as Pequenas e Médias Empresas (PMEs) precisam ficar em alerta para investimentos inteligentes em tecnologia, para assim acompanhar as tendências do mercado.

Segundo a Pesquisa de Maturidade Digital da ABDI, mesmo com a digitalização absorvendo 70% do setor, somente 4,5% das empresas operam com alto nível de eficiência digital. Isso indica que atualmente, cerca de 95,5% das empresas no mercado ainda sofrem com a estabilidade e desempenho da infraestrutura digital.

A Fundação Getúlio Vargas (FGV), em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), também revela em um levantamento que 66% das micro e pequenas empresas nacionais ainda percorrem os estágios 1 e 2 de adoção da tecnologia em suas operações, sem evoluir dos estágios iniciais de maturidade digital.

Para viabilizar financeiramente as operações dentro das organizações, a estabilidade da rede é um fator determinante. Visando mitigar os riscos operacionais, a Claro empresas criou um guia prático para as empresas testarem a velocidade da internet no dia a dia.

Além das interrupções nas transações financeiras em tempo real, a instabilidade da conexão pode gerar falhas na sincronização de sistemas de gestão (ERP) e trazer prejuízos à imagem comercial da marca perante os consumidores.

Conectividade e infraestrutura para IA e nuvem.

Segundo o Ministério das Comunicações (MCom), a tecnologia de fibra óptica integrada à expansão da cobertura 5G, que atingiu mais de 2 mil cidades brasileiras, permite o suporte a vários usuários em ferramentas de alto consumo de dados ao mesmo tempo. Isso acontece pela estabilidade da fibra que elimina as oscilações de sinal, garantindo a união do desempenho humano junto à capacidade dos softwares contratados.

Na atualidade, 47% das PMEs brasileiras já adotaram ou planejaram a implementação de projetos de Inteligência Artificial, de acordo com a Serasa Experian. Para a execução das iniciativas, a infraestrutura de rede é um requisito técnico primordial.

Ferramentas de IA e Computação em Nuvem atuam sob a demanda massiva de tráfego de dados. O uso da fibra óptica contribui para assegurar que o trâmite de dados ocorra corretamente, além de permitir que a automação dos processos entregue os índices de agilidade de acordo com os planos de negócios.

Segurança de dados e eficiência no atendimento digital ao cliente.

A conformidade com a LGPD e a qualidade da comunicação, que possuem relação direta com a segurança da informação, dependem inteiramente da performance adequada da rede. Para possibilitar a realização de backups automáticos e em grande volume na nuvem, a estabilidade da fibra óptica maximiza a resistência das PMEs contra incidentes como o roubo de dados (ransomware).

O fluxo permanente de dados proporciona a recuperação em tempo reduzido do sistema de janelas, estabelecendo a continuidade da operação e proteção do patrimônio digital das empresas.

Entretanto, a conexão com baixa latência reflete na celeridade dos canais de suporte e atendimento ao cliente. Em um mercado onde a velocidade é essencial, a fibra óptica também elimina falhas em serviços de VoIP, sistemas de atendimento automatizado e videochamadas.

Um diferencial estratégico para 2026 é o fluxo de comunicação ininterrupto, que impacta diretamente na taxa de conversão de vendas e na conservação de clientes em plataformas digitais.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2026 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto