Logo
Imprimir esta página

NR-1 entra em vigor em maio e coloca o bem-estar dos colaboradores no centro das empresas

Colaborador relaxando - Divulgação Colaborador relaxando - Divulgação

Com a atualização da NR-1, as empresas passam a ser legalmente responsáveis por ações voltadas à saúde mental e ao bem-estar dos colaboradores, o que amplia a busca por parceiros especializados.

A Norma Regulamentadora 1 (NR-1) chega para redefinir as prioridades corporativas quando o assunto é a saúde mental dos colaboradores. A partir de maio de 2026, a NR-1 não será só mais uma regra, é a chancela de que o estresse, o assédio e a sobrecarga de trabalho são riscos ocupacionais de verdade. Na prática, isso significa que as empresas terão a obrigação de olhar para a saúde mental e o bem-estar da equipe com muita seriedade.

Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), quatro em cada dez brasileiros já enfrentaram problemas de ansiedade. Dados de 2022 do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) mostram que mais de 209 mil pessoas foram afastadas do trabalho por transtornos como depressão e ansiedade. Na Europa, o estresse relacionado ao trabalho já é o segundo problema de saúde mais frequente.

Diante desse cenário, quais são as alternativas disponíveis no mercado para ajudar as empresas a desenvolverem programas de bem-estar e se adequarem à nova norma? Terapias como a massagem são cada vez mais oferecidas aos colaboradores como uma aliada para aliviar o estresse do dia a dia. A rede Buddha Spa, por exemplo, tem oferecido há mais de 10 anos várias alternativas que vão de planos empresariais a vouchers de diversas terapias que são ofertados aos colaboradores.

Essa conscientização por parte das empresas impulsionou o crescimento do departamento Corporativo do Buddha Spa, em 84% em 2025, comparado com 2024.

Já a venda de vouchers para empresas — utilizados como reconhecimento, premiação ou benefício recorrente — cresceu mais de 120%, em 2025, comparado com o ano anterior. Além disso, atendimentos realizados dentro das empresas (in company), por meio de iniciativas estruturadas, vêm ganhando espaço como ferramentas de promoção do bem-estar no ambiente de trabalho.

Hoje, são mais de 40 empresas parceiras que oferecem massagens e terapias relaxantes aos seus colaboradores. São organizações como Bradesco, Louis Vuitton, Moët Rennessy, Sephora e O Boticário.

“Há alguns anos, era mais comum uma ação reativa diante de diagnósticos de condições como o estresse e a ansiedade. Hoje, a incorporação de hábitos saudáveis à rotina diária é uma prática preventiva e passou a assumir um papel importante no enfrentamento de problemas de saúde mental”, explica o CEO da rede Buddha Spa, Gustavo Albanesi.

Ele destaca ainda que à medida que esse movimento ganhou força, cresceu a busca por alternativas complementares à medicina tradicional. Atividades físicas, práticas de meditação, alimentação equilibrada e terapias corporais passaram a fazer parte do dia a dia de um número cada vez maior de pessoas.

“O desafio que se impõe agora não é apenas cumprir uma norma, mas compreender seu espírito. Organizações que enxergarem a NR-1 como uma oportunidade — e não apenas como uma obrigação — estarão mais preparadas para construir ambientes de trabalho mais humanos, produtivos e sustentáveis em longo prazo”, acredita o CEO.

Caminho sem volta

Para a diretora de RH da rede Buddha Spa, Lucia Freire, a implementação efetiva da NR-1 exige o engajamento das empresas na construção de políticas preventivas, planos de ação consistentes e, principalmente, escuta ativa das pessoas. “Precisamos observar sempre quatro pilares dentro de uma organização: o físico, o emocional, o social e espiritual dos colaboradores. Quando esses pilares são equilibrados, os problemas psicossociais tendem a reduzir significativamente”, alerta.

Outros pontos destacados pela diretora incluem a queda do presenteísmo - caracterizado pela falta de concentração, dedicação e disposição -, além da diminuição do turnover, resultando no aumento da produtividade.

“As empresas já entenderam que as relações trabalhistas passaram por reconfigurações, principalmente depois da pandemia, e a massagem como terapia promove qualidade de vida, auxilia na redução de custos com saúde, melhora o clima organizacional e o desempenho”, finaliza.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2026 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto