Logo
Imprimir esta página

Times e carreiras de tecnologia em 2026: flexibilidade e solução de problemas em destaque

João Zanocelo_Head de Produto e Marketing e Cofundador da BossaBox - Crédito: Divulgação João Zanocelo_Head de Produto e Marketing e Cofundador da BossaBox - Crédito: Divulgação

Modelos rígidos perdem espaço em um cenário de mudanças constantes, ciclos curtos e foco em resolução de problemas

De acordo com um levantamento da BossaBox, consultoria referência no modelo de squads-as-a-service no Brasil, feito com mais de 500 lideranças do segmento de Tech, 86% desses líderes relatam dificuldade em contratar, mas apenas 32% atribuem essa barreira à escassez de candidatos qualificados.

A chegada de 2026 intensifica esse movimento, impondo às empresas a necessidade de estruturas mais flexíveis e capazes de acompanhar prioridades que mudam rapidamente, principalmente em tecnologia e produto. Em vez da simples execução de tarefas, ganha força a construção de equipes focadas em resolver problemas reais e se adaptar continuamente aos ciclos cada vez mais curtos dos negócios, tudo isso com a realidade da inteligência artificial. É mais um desafio na hora de contratar.

“Nos últimos anos, os modelos tradicionais de alocação de profissionais – baseados em contratos rígidos, escopos fixos e pouca margem de reposicionamento – começaram a mostrar sinais claros de desgaste. Projetos são interrompidos de forma repentina, squads precisam migrar de uma frente para outra em questão de dias, e iniciativas que pareciam estratégicas perdem relevância rapidamente. Enquanto isso, os contratos permanecem estáticos, produzindo ociosidade, gargalos operacionais e desperdiçando parte do orçamento. Esse desalinhamento entre negócio e capacidade técnica abriu espaço para novas abordagens mais dinâmicas” explica João Zanocelo, VP de Marketing e Cofundador da BossaBox.

É nesse contexto de transformação que a BossaBox apresenta o novo modelo de Contrato Flexível, solução que surge como um reflexo da demanda crescente por elasticidade, permitindo que empresas reorganizem squads conforme a prioridade evolui, pausem iniciativas sem perda de budget e mantenham capacidade sempre ajustada ao momento do negócio.

As mudanças estruturais também impactam o futuro das carreiras. João explica que para o próximo ano, a expectativa é que profissionais de tecnologia deixem para trás uma atuação centrada em tarefas e passem a trabalhar cada vez mais como solucionadores de problemas, com foco em análise, autonomia e colaboração.

“Essa mudança exige um novo tipo de combinação: técnica, cultura de aprendizado, comunicação clara e capacidade de trabalhar em ambientes de constante reavaliação. A autonomia para resolver problemas reais vai pesar mais do que dominar apenas ferramentas ou linguagens. É isso que forma times de elite”, complementa.

Esse movimento já é observado em equipes que operam com métricas de alta performance, como DORA, que orientam o trabalho por dados e trazem previsibilidade às entregas. Ainda segundo dados da BossaBox, times que utilizam esse modelo chegam a realizar até seis vezes mais deploys e apresentam taxas de falha muito menores, reforçando a ideia de que eficiência está menos ligada ao volume de horas e mais à forma como os desafios são enfrentados.

Ao mesmo tempo, cresce a demanda por transparência na contratação de serviços de tecnologia. Com orçamentos mais monitorados e uma busca crescente por governança, organizações buscam visibilidade em tempo real de como sua capacidade está sendo usada, quanto está sendo consumido e quais iniciativas estão recebendo atenção. A previsibilidade financeira deixa de ser diferencial e passa a ser requisito para garantir eficiência e continuidade.

“É hora de repensar a forma como empresas estruturam, lideram e mantêm times preparados para um mercado que passou a exigir menos rigidez e mais resposta. Em um cenário de rápidas transformações e alta competitividade, as companhias que desejam crescer de forma sustentável precisam investir em equipes de alta performance, principalmente no que se refere à tecnologia e produto”, finaliza o VP da BossaBox.

Sobre a BossaBox

Fundada em 2017, a BossaBox é uma consultoria referência no modelo de squads-as-a-service no Brasil, que monta e gerencia times de tecnologia, produto e design sob demanda e de forma ágil para desenvolver produtos digitais de seus parceiros. A empresa garante desempenho em contrato e a senioridade dos profissionais das equipes é comprovada. Em seus 7 anos de trajetória, já desenvolveu mais de 150 produtos inovadores para mais de 100 médias e grandes empresas, como: Bayer, Cubo Itaú, CRM Bônus e SumUp.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2026 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto