Logo
Imprimir esta página

Transferência de arquivos: como fortalecer o principal ponto fraco da cibersegurança corporativa

 Francisco Larez - Progress / Divulgação Francisco Larez - Progress / Divulgação

Por Francisco Larez*

Quando se fala de atuais tendências de transformação digital é provável que a conversa, em grande medida, gire em torno da implementação da inteligência artificial nos negócios, estratégias de zero trust ou formação e treinamento de profissionais. No entanto, há outro tópico esencial que não pode ser negligenciado: a transferência de arquivos. Sobretudo porque a ausência de um sistema seguro de transferência de arquivos empresariais é um indicador de que a estratégia de transferência de dados não cumpre com os padrões de segurança necessários. Para organizações que dependem de métodos pouco seguros, como, por exemplo, o envio de arquivos sensíveis por e-mail sem criptografia, os desafios de aplicar políticas de governança e retenção de dados são cada vez mais difíceis.

Embora as práticas de reforço à segurança estejam reduzindo a probabilidade de ciberataques no que se refere às contas de usuário e aplicações, parece haver um ponto cego em relação ao estabelecimento e à manutenção de sistemas de arquivos que cumpram com a normativa. Dada a importância da proteção de dados, o fato de que uma organização não estabeleça e mantenha processos seguros de transferência de arquivos oferece um resultado desalentador, especialmente em setores como os de saúde e finanças, nos quais o escrutínio regulamentar é intenso.

Uma estratégia de conformidade integral inclui pilares que se combinam para criar resiliência e mitigar riscos. No fim das contas, ninguém pode criar com confiança uma postura de segurança sólida se não dispuser de métodos seguros e em conformidade para transferir dados confidenciais.

Privacidade de dados como um requisito legal

As regulamentações sobre proteção de dados e privacidade são requisitos legais. O panorama regulamentar é estrito no que se refere aos fluxos de trabalho de transferência de arquivos nos que intervêm dados confidenciais. Dependendo do setor, isso pode incluir o cumprimento obrigatório das normas de cibersegurança (como HIPAA e GDPR, PCI-DSS, GDPR, SOX etc.) e o uso de sistemas de transferência de arquivos obsoletos faz com que uma organização não cumpra a regulamentação. As consequências que isto acarreta podem incluir perdas econômicas, repercussões legais, além de danos à reputação.

Por que continuam existindo lacunas ou pontos cegos no que se refere à segurança da transferência de arquivos? Independentemente da razão, seja complacência, problemas com os sistemas herdados ou falta de conscientização, nenhuma delas é válida. Não há justificativa para continuar utilizando protocolos obsoletos como o FTP ou processos manuais que não satisfazem as exigências das normas de conformidade modernas.

Consideremos um cenário no qual uma organização está levando a cabo uma transição gradual. Embora existam várias soluções próprias, os sistemas continuam fragmentados devido à ausência de um enfoque centralizado. Como resultado, certas funções empresariais internas seguem dependendo do FTP, do correio eletrônico ou de outros métodos de transferência de arquivos inseguros. Esta falta de supervisão cria importantes pontos cegos, o que deixa a organização vulnerável às infrações de conformidade.

Um estudo de 2025 informa que o custo para as organizações que não cumprem as regulamentações de proteção de dados é de US$ 14,82 milhões, o que supõe um aumento do 45 % desde 2011. O informe também cita que o não cumprimento é três vezes mais caro que manter a conformidade. Jogar com a conformidade é arriscado e as organizações que são administradoras de dados eficazes contam com um marco de governança de dados moderno e escalável.

O valor do MFT para fechamento de lacunas

A forma mais eficaz de reduzir em grande medida os pontos cegos de conformidade em seu processo de transferência de arquivos é adotar uma solução de transferência de arquivos gerenciada (MFT) de nível empresarial. Ao centralizar todas as transferências de arquivos, a plataforma MFT adequada oferece uma maior visibilidade e controle, o que lhe permite supervisionar e gerenciar cada intercâmbio de dados.

Uma solução MFT robusta oferece funções avançadas como criptografia de ponta a ponta, controles de acesso granulares, registros de auditoria completos e registros à prova de manipulações. Com sua funcionalidade integrada, MFT permite a transferência fluida e conforme à regulamentação de dados confidenciais entre sistemas internos e externos, ao mesmo tempo em que ajuda a cumprir com estritos acordos de nível de serviço (SLA), normas de governança e regulamentações de proteção de dados em constante evolução.

Criando uma cultura de segurança de longo prazo

A estratégia mais sofisticada não prosperará se os funciónários não estiverem devidamente treinados, as tarefas manuais não se controlarem ou as políticas de gestão de dados em torno das transferências de arquivos forem ambíguas. A verdadeira resiliência requer uma cultura de avaliação proativa, na qual as organizações busquem e abordem os possíveis pontos cegos antes que se convertam em custosas responsabilidades.

Gerar confiança no pessoal, em seus sistemas e processos começa com a clareza e a responsabilidade em todos os níveis. Com uma solução robusta de transferência gerenciada de arquivos (MFT), cada transferência se registra, se rastreia e pode ser auditada, o que transforma o movimento de arquivos de um risco potencial em um pilar de conformidade e confiança.

É imperativo avaliar minuciosamente as políticas de transferência de arquivos. Sua empresa está, de fato, protegida contra violações de dados e multas regulatórias, ou existem lacunas que a deixam vulnerável? A configuração atual é realmente eficaz ou falhas ocultas estão minando os esforços de conformidade sem que você perceba? A resposta reside na adoção de ferramentas robustas e na realização de auditorias contínuas, que não deixam espaço para erros. No cenário atual, as repercussões por não conformidade são severas a ponto de ameaçar a recuperação financeira e a reputação da organização.

*Francisco Larez é vice-presidente da Progress Software para América Latina e Caribe.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2026 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto