IA atinge maturidade em 2026 e acende alerta para riscos corporativos, diz Veeam
Executivos destacam o fim da “lua de mel” com a IA, a crescente dependência das equipes e a formação de uma dupla ameaça interna e externa que exigirá governança rígida, resiliência e práticas de IA Segura em todas as camadas das organizações
A Veeam® Software, líder global nº 1 em resiliência de dados, apresenta suas tendências para 2026 em um momento em que a inteligência artificial (IA) acelera transformações profundas nos ambientes corporativos e amplia, ao mesmo tempo, as oportunidades e os riscos enfrentados pelas organizações. Este ano, segundo a companhia, marcará o fim da fase de euforia com a IA e inaugurará um período de maturidade, em que governança, segurança e resiliência deixam de ser diferenciais para se tornarem obrigações críticas para competitividade nos negócios.
A análise liderada por Dave Russell, vice-presidente sênior e head de estratégia da Veeam Software, aponta que a “lua de mel” com a IA chegará ao fim com força neste 2026. Ele alerta que grandes organizações serão surpreendidas por vazamentos de dados envolvendo IA e por violações de privacidade em escala catastrófica, resultado direto da integração da tecnologia ao núcleo dos negócios sem mecanismos robustos de supervisão. Tal cenário evidenciará que os riscos foram subestimados diante da corrida por inovação.
“A partir daí, a segurança da IA passará a ser tratada como prioridade absoluta, exigindo o reforço rigoroso dos controles de dados, a limitação de uso e a criação de resiliência capaz de proteger, reverter e demonstrar ausência de vieses em modelos de IA”, ressalta Russell. Para ele, apenas empresas verdadeiramente vigilantes terão condições de operar com eficácia nesse novo ambiente e até mesmo sobreviverão.
Essa visão se conecta ao alerta de Rick Vanover, vice-presidente de estratégia de produto da Veeam Software, sobre um segundo desafio crítico: a dependência crescente de IA dentro das próprias equipes. Ele destaca que a chegada da geração Z, primeira força de trabalho nativa em IA, trará fluência elevada no uso dessas ferramentas, porém acompanhada de menor experiência prática em sistemas essenciais, processos estruturantes e técnicas de troubleshooting. Quando modelos de IA falharem ou sistemas ficarem indisponíveis, muitas equipes poderão se ver paralisadas, incapazes de atuar sem esse suporte digital.
“O caminho não envolve reduzir o uso de IA, mas adotar o princípio de IA Segura. Isso inclui implementar mecanismos responsáveis, resilientes e transparentes de uso da IA, fortalecer políticas internas e investir em treinamento cruzado que garanta um equilíbrio saudável entre capacidades humanas e automação. Só as organizações que internalizarem esses princípios em sua cultura estarão preparadas para os desafios de 2026”, reforça Vanover.
A transformação prevista pela Veeam se completa com a perspectiva de Shiva Pillay, gerente geral e vice-presidente sênior para as Américas, que vê a IA remodelando o cenário de ameaças em duas frentes simultâneas. Primeiro, ele observa que agentes externos ou atacantes usarão IA para automatizar e potencializar ataques de phishing, criando golpes hiperpersonalizados em minutos e tornando defesas tradicionais insuficientes. Ao mesmo tempo, dentro das organizações, o uso indevido ou equivocado de ferramentas de IA abrirá brechas internas inéditas e perigosas. “Esse ambiente de dupla ameaça exigirá governança rigorosa em todos os níveis, adaptação contínua e processos de recuperação extremamente robustos, além da incorporação disciplinada de práticas responsáveis de IA em toda a estrutura corporativa”, afirma Pillay.
A visão da Veeam para 2026 é clara: as organizações enfrentarão um ambiente de dupla ameaça, com a IA amplificando os riscos tanto externos quanto internos. Aquelas que não conseguirem governar a IA em todas as camadas, tanto interna quanto externamente, se verão perigosamente expostas. Somente as empresas que se adaptarem intensamente, implementarem uma recuperação robusta, adotarem resiliência de dados e incorporarem a IA responsável e segura em seu DNA permanecerão à frente.
Sobre a Veeam Software
A Veeam®, líder global nº 1 em resiliência de dados, acredita que toda empresa deve ser capaz de se recuperar e avançar após uma interrupção, com confiança e controle total sobre seus dados, sempre que e onde precisar. A Veeam chama isso de resiliência radical, e é obcecada em criar maneiras inovadoras de ajudar seus clientes a alcançá-la.
As soluções da Veeam são desenvolvidas para impulsionar a resiliência de dados, oferecendo backup, recuperação, portabilidade, segurança e inteligência de dados. Com a Veeam, líderes de TI e de segurança têm a tranquilidade de saber que seus aplicativos e dados estão protegidos e sempre disponíveis em ambientes em nuvem, virtuais, físicos, SaaS e Kubernetes.
Com sede em Seattle e escritórios em mais de 30 países, a Veeam protege mais de 550 mil clientes em todo o mundo, incluindo 67% das empresas da Global 2000, que confiam na Veeam para manter seus negócios em funcionamento. Resiliência radical começa com a Veeam. Saiba mais em www.veeam.com ou siga a Veeam no LinkedIn veeam-software e no X veeam.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>